terça-feira, 16 de abril de 2013

Aula 03 – 7º Ano

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

A classificação dos seres vivos é importante por vários motivos e podemos destacar: caracterização e identificação dos seres vivos, padronização da nomenclatura utilizando a classificação científica que é única e válida mundialmente, e estabelecimento de relações evolutivas tanto entre os seres vivos existentes como entre eles e os já extintos.
Após observar diversas características dos seres vivos, foi possível organizá-los em cinco reinos: reino das bactérias, reino dos protistas, reino dos fungos, reino dos vegetais e reino dos animais.
Desde Aristóteles (384 – 322 a.C.) até meados do século XX, os cientistas agrupavam os seres vivos em apenas dois grupos: o vegetal e  animal. Utilizam critérios como capacidade de locomoção e forma de nutrição (autótrofos e heterótrofos). No entanto, a partir de 1960 novos estudos estabeleceram outros critérios que permitiram agrupar os seres vivos em cinco reinos:


  • Reino da Bactérias – seres vivos unicelulares e procariontes (exemplo: bactérias e cianobactérias);
  • Reino dos Protistas – seres vivos eucariontes unicelulares e alguns pluricelulares simples (exemplo: Euglena sp., protozoários e algumas algas);
  • Reino dos Fungos – seres vivos unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos (exemplo: cogumelos, leveduras e bolores);
  • Reino dos Vegetais – seres pluricelulares, eucariontes e autótrofos (exemplo: pinheiros, samambaias e musgos);
  • Reino dos Animais – seres vivos pluricelulares, eucariontes e heterótrofos (exemplo: macaco, minhoca, sapo e ser humano).
Os reinos foram divididos em grupos menores: filo, classe, ordem, família, gênero e espécie; sendo que os seres que pertencem ao mesmo grupo apresentam determinadas características e devem ter um ancestral comum.
O sistema de nomenclatura científica foi desenvolvida por Carl von Linné, em 1758, conhecido como Lineu. Esse sistema é conhecido como sistema binominal, que segue algumas regras como: o idioma deve ser o latin, devem aparecer em negrito, itálico ou sublinhado, a primeira palavra do nome deve ter a primeira letra maiúscula e a segunda palavra de ser escrita com letras minúsculas.
Formas como um nome científico pode ser escrito:



Passer domesticus

Passer domesticus

Passer domesticus



Aula 2 – 7º Ano
 ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS


Como surgiu a vida?

Há muito tempo que os cientistas tentam responder como surgiu a vida na Terra desenvolvendo hipóteses e modelos científicos. Os principais estudos foram:
Oparin e Haldane – durante a formação, ao surgirem os oceanos, a atmosfera era constituída de hidrogênio, metano, amônia e vapor de água. Com a grande incidência de tempestades elétricas e raios ultravioletas provocaram reações químicas na atmosfera primitiva formando aminoácidos armazenados nos oceanos. Posteriormente os aminoácidos formaram proteínas. Segundo a hipótese as proteínas foram se agrupando e formaram os coacervados, que eram capazes de absorver substâncias do ambiente.

Em 1953, Stanley Miller e Harold Urey (norte americanos) simularam em laboratório uma atmosfera parecida com a que se acreditava ser a atmosfera primitiva há bilhões de anos. Nesta experiência havia um recipiente de vidro contendo os gases da atmosfera primitiva (hidrogênio, amônia, metano e vapor de água) e representando as tempestades elétricas, Miller e Urey, emitiram descargas elétricas na mistura de gases presentes no recipiente. Havia ainda outro recipiente com liquido em ebulição para produzir o vapor de água e simular as chuvas e o meio líquido primitivo. Após alguns dias verificaram a presença de aminoácidos no recipiente que continha água em ebulição, os quais são essenciais à formação dos seres vivos. Estas informações deram mais apoio a hipótese de Haldane e Oparin.

Na década de 1980, foram desenvolvidos novos estudos e experimentos que geraram uma nova hipótese onde a vida teria se originado de em um mundo de RNA, ou seja, a vida foi formada de moléculas parecidas com às do ácido ribonucleico.
Estudando os seres vivos do passado
O estudo dos fósseis é importantíssimo para descobrir informações sobre espécies de seres vivos que habitaram nosso planeta. Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que foram conservados ao longo do tempo e o ramo que estuda os fósseis é a paleontologia. Os fósseis são formados pelo preenchimento de espaços vazios dos organismos por alguns minerais, substituição das moléculas orgânicas por moléculas de compostos minerais (preservando a forma do organismo), por marcas deixadas no solo, que petrificam ao longo do tempo.
As estruturas de consistência dura dos seres vivos são preservadas em fósseis. Em ambientes marinhos, lagos e pântanos há maior possibilidade de ocorrer fossilização do que em ambientes terrestres, sendo que os fósseis são encontrados em rochas sedimentares.



Evolução dos seres vivos
Teorias da evolução tentam explicar a evolução dos seres vivos. O naturalista Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, conhecido como Lamarck foi um dos primeiros a propor uma teoria sobre a evolução. A Teoria de Lamarck partiu da Geração Espontânea e dizia que organismos vivos primitivos surgiam espontaneamente e que os organismos mais complexos surgiram há mais tempo. Outra proposta de Lamarck foi: os membros que os animais utilizam com maior frequência se desenvolveriam mais que os menos utilizados. Também acreditava que as características adquiridas ao longo da vida eram passadas para outras gerações e essa teoria ficou conhecida como Uso e Desuso e da Herança de Caracteres Adquiridos.




O naturalista inglês Charles Darwin dizia que diferentes espécies descendem de um único ancestral em comum. Segundo Darwin, os recursos do ambiente são limitados levando os indivíduos de uma espécie competir entre si e com os de outras espécies, os indivíduos reproduzem-se gerando descendentes férteis e os indivíduos de uma espécie não são idênticos e sim semelhantes de características variáveis afetando suas chances de sobrevivência e reprodução, são fatores decisivos para o sucesso de determinadas espécies em relação à outra levando em conta os fatores ambientais. Ao longo da evolução das espécies houve um processo de seleção das mais aptas àquele momento e este processo chamado por Darwin de Seleção Natural.








Aula 1 – 7º Ano

BIOSFERA

A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas (aquáticos e os terrestres) da Terra e está localizada desde as profundezas dos oceanos até aproximadamente 10 km (quilômetros) acima do nível do mar. Fazem parte da biosfera a hidrosfera, parte da atmosfera (troposfera) e parte da litosfera. Essas regiões podem ser habitadas por seres vivos.
Os ecossistemas aquáticos podem ser de água salgada (marinhos) ou de água doce, possuem características próprias. Os seres vivos que habitam estes ambientes podem ser classificados de acordo com a locomoção em plâncton (locomoção passiva através das marés), nécton (locomovem-se por atividade própria mesmo com correnteza) e bentos (vivem fixos ou rastejando no fundo dos ambientes aquáticos).
 
 
 
 
 
 
Os ecossistemas terrestres também sofrem com a ação de fatores abióticos, por isso encontramos uma grande variedade de ecossistemas terrestres. Os ecossistemas terrestres que apresentam características bióticas e abióticas semelhantes formam os biomas e os mais conhecidos são: tundra, taiga, florestas temperadas, florestas tropicais, campos e desertos. O principal fator que define as fronteiras entre os biomas é clima.

Características dos seres vivos
As principais características dos seres vivos são: apresentar organização celular, possuir um ciclo de vida, ter metabolismo, podem se reproduzir, capazes de responder a estímulos do ambiente. Os animais, vegetais e as bactérias são exemplos de seres vivos (fatores bióticos), enquanto as rochas, o solo e o ar são exemplos de elementos não vivos (fatores abióticos).
A célula é a unidade básica que constitui os seres vivos e podem ser observadas apenas com o auxílio do microscópio. A maioria dos seres vivos (animais e vegetais) é pluricelular, no entanto as bactérias e protozoários são exemplos de seres vivos unicelulares. Nos seres pluricelulares podem ser encontrados diversos tipos de células com funções diferenciadas (neurônios e hemácias), mas possuem uma estrutura básica comum: membrana, citoplasma e núcleo.
Eucarionte e Procarionte
Existem dois tipos de células: as eucariontes e as procariontes. As células eucariontes possuem organelas delimitadas por membrana e núcleo bem definido envolvido por uma membrana chamada carioteca (exemplos: células animais e vegetais). As células procariontes possuem apenas a membrana plasmática, não possuem núcleo definido e o DNA encontra-se no citoplasma (exemplo: bactérias que possuem ainda uma parede celular que auxilia na proteção).

Diferenças entre células animais e vegetais
As células animais e vegetais apresentam características básicas como membrana, citoplasma e núcleo, mas existem algumas diferenças. As células animais possuem vacúolos menores que os das células vegetais e centríolos que auxiliam na divisão celular. As células vegetais possuem plastos (cloroplastos), vacúolos grandes e parede celular.
Níveis de organização dos seres vivos
Célula – unidade básica de organização dos seres vivos;
Tecido – células semelhantes que desempenham função especializada;
Órgão – dois ou mais tecidos que se associam e apresentam função específica;
Sistema – associação entre órgãos, onde cada órgão realiza suas atividades, contribuindo para a função geral (exemplo sistema digestório);
Organismo – conjuntos de todos os sistemas e cada sistema desempenhando sua função
 
Ciclo de vida
O ciclo de vida de um ser vivo é composto pelas várias transformações ocorridas durante a vida deste ser. Varia de poucos dias a centenas de anos e as principais etapas são: nascimento, crescimento, reprodução e morte.
Metabolismo
O metabolismo é o conjunto de processos químicos que transforma moléculas e energia presentes nos nutrientes dos alimentos ingeridos pelos seres vivos. As principais atividades metabólicas que ocorrem em seres vivos são a nutrição e a respiração celular.
A nutrição é o processo de obtenção de nutrientes e pode ser autotrófica ou heterotrófica. A nutrição autotrófica é realizada por seres capazes de produzir seu próprio alimento (autótrofos), como exemplo todas as plantas. A nutrição heterotrófica é realizada por seres que não são capazes de produzir seu próprio alimento (heterótrofos) e necessitam obtê-lo de outros seres vivos.
A respiração celular é um processo pelo qual as células dos seres vivos quebram moléculas de nutrientes com o auxílio do oxigênio (organismos aeróbios) ou sem a utilização de oxigênio (organismos anaeróbios), liberando energia, gás carbônico e água. Esta energia liberada é utilizada para a manutenção da vida, desenvolvimento e reprodução do indivíduo.
Reprodução
A reprodução é o processo que gera indivíduos da mesma espécie. Alguns seres vivos reproduzem-se através da união dos gametas, por exemplo, na espécie humana há união de dois tipos de gametas: o masculino (espermatozoide) e o feminino (o óvulo). Quando não há a união de gametas, um único indivíduo dá origem a outros indivíduos.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ALUNOS DO 7º ANO C e D da Escola TIETBOEHL, abaixo segue o trabalho para entrega na próxima aula!!!


Trabalho 1 – 7º Ano – 1º trimestre

1 – Verdadeiro ou falso, justifique as falsas:
(   ) A biosfera é formada pela hidrosfera;
(  ) O experimento de Miller e Urey foi importante para provar que era possível a geração espontânea da vida a partir de matéria não viva;
(   ) Charles Darwin propôs a teoria da seleção natural;
(   ) As bactérias são seres unicelulares e eucariontes.
2 – Quais as teorias evolucionistas propostas por Lamarck? O que elas diziam?
3 – Lineu criou o sistema de nomenclatura científica chamada ______________.
4 – Relacione a coluna da esquerda com a da direita:
( 1 ) plantas                      (   ) pluricelulares e heterótrofos

( 2 ) protozoários              (   ) unicelulares ou pluricelulares e heterótrofos

( 3 ) fungos                       (   ) unicelulares e procariontes

( 4 ) animais                     (   ) pluricelulares e autótrofos

( 5 ) bactérias                   (   ) unicelulares e eucariontes
5 – Utilizando seu conhecimento sobre nomenclatura científica, responda quais espécies apresentam o mesmo gênero:
A – Schinus mole e Litrae brasiliensis
B – Schinus mole e Schinus terebinthifolius
C – Litrae brasiliensis e Araucaria angustifólia
D – Pinus sp. e Schinus sp.
6 – Qual a importância do estudo dos fósseis?

7 – Quais foram as principais hipóteses propostas para o surgimento da vida em nosso planeta?

8 – Quais são as principais características dos seres vivos?

9 – Qual a importância da classificação dos seres vivos?

10 – Os reinos foram divididos em grupos menores. Quais são esses grupos?