sexta-feira, 31 de maio de 2013

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Aula 04 7º Ano – Vírus

Os vírus são cápsulas de proteínas que armazenam material genético em seu interior, no entanto, os vírus não têm as estruturas necessárias para se reproduzir, não apresentam nenhum mecanismo de obtenção de energia. Por esses motivos são considerados parasitas intracelulares obrigatórios.



Os vírus podem invadir células de vegetais, animais, fungos e bactérias. Usam a estrutura das células destes seres vivos para se reproduzir apresentando então algumas características de ser vivo. Quando não estão parasitando uma célula viva ficam inertes (sem atividades ou movimento, sem vida).



Após se reproduzir em uma célula, os vírus podem rompê-la e passar a invadir outras células do organismo, podendo causar doenças como a gripe, a febre amarela, a hepatite, o sarampo e Aids. Cada tipo de vírus invade células específicas.
Aula 05 7º Ano – Reino das Bactérias

As bactérias são os menores seres vivos conhecidos. A maioria é inofensiva e fundamental, pois atuam no ciclo de substâncias como carbono, nitrogênio e oxigênio.
As bactérias são unicelulares e procariontes, a maioria possui parede celular que auxilia na sua proteção, o material genético (DNA) encontra-se misturado ao citoplasma e apresentam ribossomos responsáveis pela produção de proteínas. Algumas possuem flagelos que auxiliam na locomoção.
De acordo com sua morfologia podem ser classificadas em:
  • Cocos – apresentam formato esférico, podem formar pares, cachos ou cadeias;
  • Bacilos – apresentam formato de bastonetes;
  • Espiraladas – apresentam formato alongado e em espiral.



Pode ser encontrada no solo, ar, água e vivendo em associação com outros seres vivos, são essenciais para a existência e manutenção dos seres vivos.
As bactérias podem ser autótrofas (algumas realizam fotossíntese) ou heterótrofas, podem ser aeróbias (utilizam o oxigênio) ou anaeróbias (não utilizam oxigênio), a reprodução ocorre assexuadamente por fissão ou divisão binária.
Apesar de serem extremamente benéficas para o meio ambiente, algumas podem causar doenças ao ser humano como a cólera, a hanseníase e a meningite meningocócica.


As cianobactérias são unicelulares e procariontes, são encontradas em rios, lagos, oceanos e solos úmidos, aeróbia e realizam fotossíntese, possuem membranas internas que armazenam clorofila, algumas são capazes de absorver nitrogênio que utilizam em seu metabolismo, podem estar isoladas ou agrupadas, são as principais responsáveis pela liberação e manutenção do gás oxigênio na atmosfera.

 
Cianobactérias 

Estromatólitos (colônias antigas de cianobactérias)

Aula 07 7º Ano – Reino dos Fungos

O reino dos fungos possui organismos eucariontes unicelulares e pluricelulares, são heterótrofos, podem ser de vida livre (ambientes úmidos que possuam matéria orgânica) ou viver associados a outros seres vivos.  Os fungos pluricelulares são formados por hifas que tem função de absorver substâncias nutritivas auxiliando na nutrição. As hifas podem estar entrelaçadas formando o micélio.
Os fungos são classificados em:
  • Zigomicetos – fungos que vivem no solo, alguns são parasitas de animais e vegetais, exemplo: bolor;
  • Ascomicetos – tem importância econômica, podem ser utilizados na fabricação de antibióticos, alimentos e bebidas, exemplo: gênero Penicillium e as leveduras;
  • Basidiomicetos – cogumelos comestíveis, venenosos e que causam doenças em vegetais, são decompositores;


A reprodução dos fungos ocorre por meio de esporos, podem se reproduzir também por fragmentação ou por brotamento.


Nos ecossistemas podem ser classificados em decompositores, parasitas ou mutualísticos. Os fungos decompositores obtêm nutrientes de restos de animais e vegetais contribuindo com o ciclo das substâncias e degradação da matéria orgânica do ambiente. Os fungos parasitas obtêm nutrientes de outros seres vivos, podendo causar doenças ou até a morte do organismo parasitado. Os fungos mutualísticos se associam com outros seres vivos e ambos são beneficiados, exemplo: líquens – associação entre fungos e algas ou cianobactérias.
No ser humano pode causar, principalmente, micoses na pele, cabelo, unhas e até órgãos internos. As micoses cutâneas causam lesões na pele, que progridem e caracterizam-se por manchas de formato e cor variados, exemplo: micose da praia e frieira. Também pode haver contaminação através do consumo de alimentos contaminados pelas toxinas produzidas por certos fungos, como os bolores.




Aula 06 7º Ano – Reino dos Protistas

O reino dos protistas é bem diversificado, possui organismos eucariontes unicelulares e alguns pluricelulares, podemos destacar os protozoários e algumas algas.
Os protozoários são unicelulares eucariontes, vivem livres e podem ser encontrados em ambientes aquáticos e ambientes terrestres úmidos (predadores), ou associados a outros seres vivos (mutualistas ou parasitas), são heterótrofos, alguns se locomovem com auxilio de estruturas como os cílios que são tubos curtos e rígidos, flagelos que são tubos são longos, e pseudópodes que são extensões da célula. Podem ser classificados em: ciliados, flagelados, rizópodes ou esporozoários, a reprodução pode ser assexuada por fissão ou sexuada no qual os indivíduos se convertem em gametas e se fundem. No ser humano podem causar algumas doenças: a malária e a doença de Chagas.






As algas são eucariontes unicelulares ou pluricelulares, pertencem aos protistas e vivem em ambientes aquáticos, algumas podem ser encontradas em ambientes terrestres. A maioria é autótrofa.
As algas fotossintetizantes possuem clorofila, podem possuir outros pigmentos, tem como função liberar oxigênio nos ambientes aquáticos, atmosfera e serve como base da cadeia alimentar, a reprodução pode ser assexuada (fissão binária) ou sexuada (produzem gametas). São divididas em dois grupos: algas de estrutura simples – euglenofíceas (possui um flagelo, autótrofa), dinoflagelados (possui dois flagelos, autótrofas e heterótrofas) e diatomáceas (possui parede celular de sílica, autótrofas) – e as algas de estrutura complexas – clorofíceas (algas verdes, ambientes aquáticos, superfícies úmidas e ambientes terrestres), feofíceas (algas pardas ou marrons, maioria ambientes marinhos) e rodofíceas (algas vermelhas, ambientes marinhos e de água doce).



terça-feira, 14 de maio de 2013

Aula 06 9º Ano / 8ª Série – Métodos de Separação
A separação de misturas ocorre graças às diferenças em suas propriedades físicas como tamanho de partícula, ponto de ebulição, densidade e solubilidade.
  • Filtração – o filtro retém as partículas maiores e deixa passar as partículas menores. Em laboratório utiliza-se a trompa de vácuo para forçar a passagem mais rápida do líquido;
  • Destilação – a separação das substâncias ocorre pela diferença nos pontos de ebulição. Numa mistura homogênea composta por um líquido e um sólido, usa-se a destilação simples. Já em uma mistura homogênea composta de líquido e líquido, usa-se a destilação fracionada através dos diferentes pontos de ebulição dos líquidos;
  • Decantação – após determinado tempo, a substância mais densa se deposita no fundo do recipiente. A mistura heterogênea composta de líquido mais sólido, a substância mais densa fica no fundo do recipiente. No entanto, na mistura heterogênea composta de líquido mais líquido, utiliza-se o funil de decantação. Para acelerar o processo de decantação utiliza-se a centrifuga.
  • Dissolução fracionada – utilizada em misturas de sólidos em que só um deles se dissolve em determinado líquido. Exemplo: sal e areia (adiciona-se água para separar o sal da areia);
  • Catação – usado para separar os componentes sólido mais sólido de uma mistura heterogênea. Exemplo: catando feijão;
  • Peneiração – usado para separar os componentes sólido mais sólido de uma mistura heterogênea, quando os grãos são de tamanhos diferentes;
  • Separação magnética – usado para separar metais ferrosos de metais não ferrosos ou de substancias não atraídas por eletroímã;
  • Ventilação – separar os componentes sólidos de uma mistura, sendo que uma corrente de ar arrasta o componente menos denso. Exemplo: beneficiamento de cereias;
  • Levigação – separar os componentes sólidos de uma mistura, usando a água que arrasta o componente menos denso. Exemplo: lavagem do cascalho nos garimpos;
  • Sublimação – utilizado quando um dos componentes sublima. Exemplo: areia e iodo;
  • Liquefação e destilação fracionada – usado para separar os componentes gás e gás de uma mistura homogênea. Exemplo: nitrogênio e oxigênio do ar.

terça-feira, 7 de maio de 2013

MODELO DE RELATÓRIO PARA AULA PRÁTICA

CAPA

Nome da Escola








AULA PRÁTICA DE ....................

Assunto: ....................................








Grupo: Nome dos Alunos


Série: Classe dos alunos

Turma:

Professor de Ciências: Tiago Machado



NOME DA CIDADE, MÊS E ANO



INÍCIO DO RELATÓRIO

INTRODUÇÃO
Coloque algumas definições e explicações sobre o tema ou assunto mostrado/explanado em aula.



OBJETIVO
O que se pretende ou qual foi o objetivo da aula prática.


MATERIAL
Lista de materiais utilizados ou demonstrados durante a aula prática.


PROCEDIMENTOS
Aqui se coloca as etapas, realizadas durante a aula prática ou não, necessárias para a demonstração.


CONCLUSÃO
A parte mais importante do relatório! Deve constar os resultados da aula prática e as opiniões e conclusões dos alunos sobre o tema ou assunto apresentado.