quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aula 08 – Ligações Químicas
O fenômeno da perda, do ganho e do compartilhamento de elétrons para que a última camada fique com 8 elétrons é chamado de regra do octeto. Para completar a última camada os átomos ligam-se entre si, e esta ligação entre os átomos é chamada ligação química. A ligação química pode ser de três tipos: eletrovalente, covalente e metálica.

Ligação eletrovalente ou iônica
Os átomos que tem de 1 a 3 elétrons na última camada eletrônica tendem a perder elétrons formando íons positivos (cátions). Já os átomos que tem de 4 a 7 elétrons na última camada tendem a ganhar elétrons formando íons negativos (ânions). A ligação química por meio de íons é chamada iônica ou eletrovalente. Esta ligação por meio de íons constitui um grupamento iônico, não formam molécula e são chamadas de substâncias iônicas. Exemplo:


Ligação covalente
Esse tipo de ligação ocorre quando dois átomos precisam ganhar elétrons. Então, a ligação química em que átomos se ligam compartilhando elétrons é denominada molecular ou covalente. Estes átomos que se unem por ligação covalente formam substâncias moleculares. Exemplo:
Ligação metálica
Acontece entre átomos de metais, que se mantêm unidos por força de atração. Os elétrons da última camada deslocam-se entre os diversos núcleos do grupo atômico favorecendo a condução de calor e de eletricidade. Exemplo:


Valência
É a capacidade que os átomos têm de combinar-se, ganhando, cedendo ou compartilhando elétrons. Elas podem ser monovalentes, bivalentes, trivalentes ou tetravalentes, dependendo do número de elétrons ganhos, cedidos ou compartilhados. O fenômeno de valências que resultam em cargas elétricas oelo ganho ou pela perda de elétrons é chamado eletrovalência. Já o fenômeno de valências que resultam no compartilhamento de pares de elétrons é chamado covalência.

Famílias 1, 2 e 13 = perdem 1, 2 e 3 elétrons = eletrovalência +1, +2 e +3

Famílias 14, 15, 16 e 17 = perde 4 ou ganha 4, ganha 3, 2 e 1 elétrons = eletrovalência +4 ou -4, -3, -2 e -1.
Aula 07 9º Ano – Classificação dos Elementos Químicos

Os elementos químicos são classificados em metais, não-metais, gases nobres e hidrogênio.
Os METAIS apresentam brilho, estado sólido na temperatura ambiente, conduzem calor e eletricidade, são resistentes, maleáveis, dúcteis e possuem 1, 2 ou 3 elétrons na última camada (transformam-se em cátions). Exemplos: ouro, ferro, sódio, potássio, bário, zinco.
Os NÃO-METAIS apresentam características opostas às dos metais. Podem ser encontrados nos estados sólidos (iodo e carbono) e gasoso (nitrogênio e oxigênio), não apresentam brilho, não conduzem calor e eletricidade, possuem de 4 a 7 elétrons na última camada (transformam-se em ânions).
Os GASES NOBRES dificilmente combinam com outros elementos químicos. Possuem 8 elétrons na última camada, exceto o hélio que está completa com 2 elétrons. Os gases nobres são hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.
O HIDROGÊNIO é constituído pelo hidrogênio que tem características particulares, pois a molécula é incolor, inodora, combustível e pouco solúvel em água.

A classificação periódica dos elementos
A tabela contém elementos químicos conhecidos e suas principais características (nome, símbolo, número atômico, massa atômica e distribuição eletrônica). As sete linhas representam os sete períodos e correspondem às sete camadas eletrônicas. As colunas correspondem às famílias ou grupos (1 a 18).

Número da coluna
Elementos
Nome da família
1
Li, Na, K, Rb, Cs, Fr
metais alcalinos
2
Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra
metais alcalino-terrosos
16
O, S, Se, Te, Po
calcogênios
17
F, Cl, Br, I
halogênios
18
He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn
gases nobres

Quando a família não tem nome específico, utiliza-se o nome do primeiro elemento que aparece (exemplo: família 13 é a família do boro). Os elementos em destaque à direita da tabela são os não-metais e dividem a tabela em dois blocos: os metais e hidrogênio (esquerda) e os gases nobres (direita).

domingo, 2 de junho de 2013

AOS ALUNOS DO 2º ANO DA ESCOLA DOM PEDRO DE ALCÂNTARA!

A seguir o link para visualizar o trabalho final de física do 1º trimestre entrega para 07/06:

http://pt.scribd.com/doc/145264146/Trabalho-Final-1%C2%BA-Trimestre-Fisica-2%C2%BA-Ano

ATT. TIAGO