terça-feira, 2 de julho de 2013

Aula 09 9º Ano – Reações Químicas

Aula 09 – Reações Químicas

As transformações químicas são conhecidas como reações químicas. Em uma reação química, as substâncias que reagem e dão origem a novas substâncias são chamadas reagentes e as novas substâncias são chamadas produtos.

Fotossíntese
6CO2 + 6H2O    com a ação da luz solar captada pela clorofila     C6H12O6 + 6O2
Reagentes                                                                                                        Produtos

Essa representação é denominada equação química. Nestas equações podem estar acompanhadas de informações sobre os estados físicos dos reagentes e produtos.
Leis das Reações Químicas elaborada por Lavoisier (1789), diz que se colocarmos reagentes químicos em um recipiente fechado, após a reação, a massa é conservada.
Lei das Proporções Definidas elaborada por Proust (1800), diz que os elementos químicos se combinam para formar uma nova substância em uma proporção definida.
Balanceamento de uma equação química é possível por meio de adequação de coeficientes não podendo ser alteradas as fórmulas químicas dos reagentes e produtos.
Tipo de reações químicas pode ser classificada quanto às substâncias envolvidas e quanto a sua reversibilidade.
Substâncias envolvidas – Reações de síntese ou adição (2Mg + O2 –> 2MgO), Reações de análise ou decomposição (2NaN3 –> 2Na + 3N2), Reações de deslocamento ou simples troca (Fe + 2HCl –> H2 + FeCl2), Reações de dupla troca (Mg(OH)2 + 2HCl –> MgCl2 + 2H2O).
Reversibilidade – as reações químicas podem ocorrer nos dois sentidos, ou seja, os reagentes formam os produtos e os produtos formam os reagentes, exemplo: N2 + 3H2 ó 2NH3. As reações que ocorrem em um único sentido são chamadas irreversíveis, Ex. C + O2 -> CO2 + calor

A velocidade das reações dependem da natureza dos reagentes, mas existem fatores como superfície de contato entre os reagentes, temperatura das reações e presença de um catalisador.

Aula 08 7º Ano – Poríferos e Cnidários

Aula 08 7º Ano – Poríferos e Cnidários

Os poríferos são animais invertebrados aquáticos, maioria marinha, os adultos vivem fixos em rochas, conchas ou outros substratos aquáticos em colônias ou isolados, cores variadas. O corpo das esponjas apresenta poros, alimentam-se de pequenos fragmentos de matéria orgânica, são filtradores. A água entre pelos poros, através da movimentação dos flagelos dos coanócitos que capturam o alimento e participam do processo de digestão, passa pelo átrio e sai pelo ósculo.


Os poríferos se reproduzem assexuadamente por fragmentação ou brotamento e sexuadamente sendo que alguns podem produzir tanto óvulos como espermatozoides e outros apresentam sexos separados.


Os cnidários são animais invertebrados aquáticos, maiorias marinhas podem viver fixos ou livres (nadam), agrupados ou isolados. Fazem parte deste grupo as águas vivas, hidras, caravelas, corais e anêmonas-do-mar.
Os cnidários tem o corpo revestido por uma epiderme no qual estão presentes os cnidócitos, que contém células urticantes chamadas nematocistos. A maioria é carnívora, o corpo pode apresentar duas formas, os pólipos e as medusas, que podem ocorrer no ciclo de vida de um mesmo indivíduo.
Os pólipos tem corpo tubular, uma extremidade fechada e fixa, outra aberta e livre onde há uma boca central rodeada por tentáculos.
As medusas tem corpo gelatinoso rodeado por tentáculos, a boca está parte central inferior, esse animal nada livremente.
Os cnidários apresentam reprodução assexuada por brotamento (hidras – pólipo) e sexuada onde um indivíduo libera espermatozoides que podem fecundar óvulos de outro da mesma espécie formando um zigoto. Algumas espécies alternam a reprodução em uma fase sexuada e outra assexuada.