segunda-feira, 27 de maio de 2013

Aula 05 7º Ano – Reino das Bactérias

As bactérias são os menores seres vivos conhecidos. A maioria é inofensiva e fundamental, pois atuam no ciclo de substâncias como carbono, nitrogênio e oxigênio.
As bactérias são unicelulares e procariontes, a maioria possui parede celular que auxilia na sua proteção, o material genético (DNA) encontra-se misturado ao citoplasma e apresentam ribossomos responsáveis pela produção de proteínas. Algumas possuem flagelos que auxiliam na locomoção.
De acordo com sua morfologia podem ser classificadas em:
  • Cocos – apresentam formato esférico, podem formar pares, cachos ou cadeias;
  • Bacilos – apresentam formato de bastonetes;
  • Espiraladas – apresentam formato alongado e em espiral.



Pode ser encontrada no solo, ar, água e vivendo em associação com outros seres vivos, são essenciais para a existência e manutenção dos seres vivos.
As bactérias podem ser autótrofas (algumas realizam fotossíntese) ou heterótrofas, podem ser aeróbias (utilizam o oxigênio) ou anaeróbias (não utilizam oxigênio), a reprodução ocorre assexuadamente por fissão ou divisão binária.
Apesar de serem extremamente benéficas para o meio ambiente, algumas podem causar doenças ao ser humano como a cólera, a hanseníase e a meningite meningocócica.


As cianobactérias são unicelulares e procariontes, são encontradas em rios, lagos, oceanos e solos úmidos, aeróbia e realizam fotossíntese, possuem membranas internas que armazenam clorofila, algumas são capazes de absorver nitrogênio que utilizam em seu metabolismo, podem estar isoladas ou agrupadas, são as principais responsáveis pela liberação e manutenção do gás oxigênio na atmosfera.

 
Cianobactérias 

Estromatólitos (colônias antigas de cianobactérias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário