terça-feira, 2 de julho de 2013

Aula 09 9º Ano – Reações Químicas

Aula 09 – Reações Químicas

As transformações químicas são conhecidas como reações químicas. Em uma reação química, as substâncias que reagem e dão origem a novas substâncias são chamadas reagentes e as novas substâncias são chamadas produtos.

Fotossíntese
6CO2 + 6H2O    com a ação da luz solar captada pela clorofila     C6H12O6 + 6O2
Reagentes                                                                                                        Produtos

Essa representação é denominada equação química. Nestas equações podem estar acompanhadas de informações sobre os estados físicos dos reagentes e produtos.
Leis das Reações Químicas elaborada por Lavoisier (1789), diz que se colocarmos reagentes químicos em um recipiente fechado, após a reação, a massa é conservada.
Lei das Proporções Definidas elaborada por Proust (1800), diz que os elementos químicos se combinam para formar uma nova substância em uma proporção definida.
Balanceamento de uma equação química é possível por meio de adequação de coeficientes não podendo ser alteradas as fórmulas químicas dos reagentes e produtos.
Tipo de reações químicas pode ser classificada quanto às substâncias envolvidas e quanto a sua reversibilidade.
Substâncias envolvidas – Reações de síntese ou adição (2Mg + O2 –> 2MgO), Reações de análise ou decomposição (2NaN3 –> 2Na + 3N2), Reações de deslocamento ou simples troca (Fe + 2HCl –> H2 + FeCl2), Reações de dupla troca (Mg(OH)2 + 2HCl –> MgCl2 + 2H2O).
Reversibilidade – as reações químicas podem ocorrer nos dois sentidos, ou seja, os reagentes formam os produtos e os produtos formam os reagentes, exemplo: N2 + 3H2 ó 2NH3. As reações que ocorrem em um único sentido são chamadas irreversíveis, Ex. C + O2 -> CO2 + calor

A velocidade das reações dependem da natureza dos reagentes, mas existem fatores como superfície de contato entre os reagentes, temperatura das reações e presença de um catalisador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário