quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aula 07 9º Ano – Classificação dos Elementos Químicos

Os elementos químicos são classificados em metais, não-metais, gases nobres e hidrogênio.
Os METAIS apresentam brilho, estado sólido na temperatura ambiente, conduzem calor e eletricidade, são resistentes, maleáveis, dúcteis e possuem 1, 2 ou 3 elétrons na última camada (transformam-se em cátions). Exemplos: ouro, ferro, sódio, potássio, bário, zinco.
Os NÃO-METAIS apresentam características opostas às dos metais. Podem ser encontrados nos estados sólidos (iodo e carbono) e gasoso (nitrogênio e oxigênio), não apresentam brilho, não conduzem calor e eletricidade, possuem de 4 a 7 elétrons na última camada (transformam-se em ânions).
Os GASES NOBRES dificilmente combinam com outros elementos químicos. Possuem 8 elétrons na última camada, exceto o hélio que está completa com 2 elétrons. Os gases nobres são hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio e radônio.
O HIDROGÊNIO é constituído pelo hidrogênio que tem características particulares, pois a molécula é incolor, inodora, combustível e pouco solúvel em água.

A classificação periódica dos elementos
A tabela contém elementos químicos conhecidos e suas principais características (nome, símbolo, número atômico, massa atômica e distribuição eletrônica). As sete linhas representam os sete períodos e correspondem às sete camadas eletrônicas. As colunas correspondem às famílias ou grupos (1 a 18).

Número da coluna
Elementos
Nome da família
1
Li, Na, K, Rb, Cs, Fr
metais alcalinos
2
Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra
metais alcalino-terrosos
16
O, S, Se, Te, Po
calcogênios
17
F, Cl, Br, I
halogênios
18
He, Ne, Ar, Kr, Xe, Rn
gases nobres

Quando a família não tem nome específico, utiliza-se o nome do primeiro elemento que aparece (exemplo: família 13 é a família do boro). Os elementos em destaque à direita da tabela são os não-metais e dividem a tabela em dois blocos: os metais e hidrogênio (esquerda) e os gases nobres (direita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário