quinta-feira, 20 de junho de 2013

Aula 08 – Ligações Químicas
O fenômeno da perda, do ganho e do compartilhamento de elétrons para que a última camada fique com 8 elétrons é chamado de regra do octeto. Para completar a última camada os átomos ligam-se entre si, e esta ligação entre os átomos é chamada ligação química. A ligação química pode ser de três tipos: eletrovalente, covalente e metálica.

Ligação eletrovalente ou iônica
Os átomos que tem de 1 a 3 elétrons na última camada eletrônica tendem a perder elétrons formando íons positivos (cátions). Já os átomos que tem de 4 a 7 elétrons na última camada tendem a ganhar elétrons formando íons negativos (ânions). A ligação química por meio de íons é chamada iônica ou eletrovalente. Esta ligação por meio de íons constitui um grupamento iônico, não formam molécula e são chamadas de substâncias iônicas. Exemplo:


Ligação covalente
Esse tipo de ligação ocorre quando dois átomos precisam ganhar elétrons. Então, a ligação química em que átomos se ligam compartilhando elétrons é denominada molecular ou covalente. Estes átomos que se unem por ligação covalente formam substâncias moleculares. Exemplo:
Ligação metálica
Acontece entre átomos de metais, que se mantêm unidos por força de atração. Os elétrons da última camada deslocam-se entre os diversos núcleos do grupo atômico favorecendo a condução de calor e de eletricidade. Exemplo:


Valência
É a capacidade que os átomos têm de combinar-se, ganhando, cedendo ou compartilhando elétrons. Elas podem ser monovalentes, bivalentes, trivalentes ou tetravalentes, dependendo do número de elétrons ganhos, cedidos ou compartilhados. O fenômeno de valências que resultam em cargas elétricas oelo ganho ou pela perda de elétrons é chamado eletrovalência. Já o fenômeno de valências que resultam no compartilhamento de pares de elétrons é chamado covalência.

Famílias 1, 2 e 13 = perdem 1, 2 e 3 elétrons = eletrovalência +1, +2 e +3

Famílias 14, 15, 16 e 17 = perde 4 ou ganha 4, ganha 3, 2 e 1 elétrons = eletrovalência +4 ou -4, -3, -2 e -1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário