segunda-feira, 10 de março de 2014

Aula 1 – 7º Ano – Reconhecendo um ser vivo

Hoje sabemos que todos os seres vivos são formados por células. Mas a ideia de que os seres vivos tinham organização celular foi incrementada pelos biólogos alemães Theodor Schwann e Matthias Schleiden, que verificaram a presença de células em organismos vegetais e animais. Reuniram informações e formularam a teoria celular.
A teoria celular considera:
  • Todos os seres vivos tem organização celular;
  • Toda célula se origina de outra existente;
  • A célula é a menor porção viva capaz de realizar funções que a mantem viva.

Existem seres unicelulares ou pluricelulares. Alguns unicelulares são procariontes (não possuem núcleo delimitado por membrana) e eucariontes (possuem núcleo delimitado por membrana).
As células dos seres vivos pluricelulares passam por um processo de diferenciação em que se especializam em certas funções. Os níveis de organização dos seres vivos são CÉLULAS – TECIDOS – ÓRGÃOS – SISTEMAS – ORGANISMO. Portanto, o conjunto de CÉLULAS que desempenham determinada função no organismo é chamado TECIDO. Dois ou mais TECIDOS podem agrupar-se para formar um ÓRGÃO (exemplo: pele). Os órgãos podem trabalhar em conjunto desempenhando determinada função e teremos um SISTEMA. O conjunto de todos os SISTEMAS forma o ORGANISMO.
Os seres capazes de produzir seu próprio alimento são denominados AUTÓTROFOS (fotossíntese – plantas) e os que se alimentam de outros seres vivos são denominados HETERÓTROFOS. Os heterótrofos podem ser herbívoros (alimentam-se de plantas), carnívoros (alimentam-se de carne de outros animais), onívoros (alimentam-se de plantas, animais e outros seres vivos), hematófagos (alimentam-se de sangue) e detritívoros (alimentam-se de detritos ou restos orgânicos).
Todos os seres vivos passam por diferentes fases em sua vida que constitui seu ciclo de vida com duração variável. O ciclo de vida envolve etapas como nascimento, crescimento, desenvolvimento, envelhecimento e a morte. Também tem capacidade de reproduzir-se de forma assexuada ou sexuada. Na reprodução assexuada, os descendentes são gerados por um único indivíduo e não ocorre a mistura de material genético (exemplo: bactérias e algumas plantas e hidras). Já na reprodução sexuada, há mistura de material genético por meio dos gametas (exemplo: maioria dos animais).
O metabolismo é o conjunto de processos que permitem que um ser vivo obtenha energia, forme ou renove suas estruturas, cresça e se desenvolva. Os seres vivos podem ter metabolismo aeróbio (que necessita de gás oxigênio para realizar a respiração celular) e anaeróbio (que não necessita de gás oxigênio para sobreviver).
Muitos estímulos são recebidos dia e noite, sendo que os seres vivos tem a capacidade de reagir a eles e produzir respostas. Exemplo: quando estamos com frio (estímulo) nossos pelos eriçam (resposta), isto é, ficam arrepiados.

REFERÊNCIAS:

  • Barros, Carlos. Ciências / Carlos Barros e Wilson Paulino – 5. Ed. – São Paulo: Ática, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário