segunda-feira, 10 de março de 2014

Aula 2 – 7º – A origem da vida

ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS

Como surgiu a vida?

Há muito tempo que os cientistas tentam responder como surgiu a vida na Terra desenvolvendo hipóteses e modelos científicos. Os principais estudos foram:
Aristóteles – até o século XIX, alguns seres vivos poderiam resultar não só da reprodução de seres vivos preexistentes, mas espontaneamente de matéria sem vida e ficou conhecida como geração espontânea ou abiogênese. Segundo defensores da hipótese, determinados materiais poderiam conter “princípio ativo”, “capacidade” de transformá-los em seres vivos. Era por meio da abiogênese que explicava-se o aparecimento de lombrigas no intestino humano, desconhecendo o ciclo de vida do verme.
Oparin e Haldane – durante a formação, ao surgirem os oceanos, a atmosfera era constituída de hidrogênio, metano, amônia e vapor de água. Com a grande incidência de tempestades elétricas e raios ultravioletas provocaram reações químicas na atmosfera primitiva formando aminoácidos armazenados nos oceanos. Posteriormente os aminoácidos formaram proteínas. Segundo a hipótese as proteínas foram se agrupando e formaram os coacervados, que eram capazes de absorver substâncias do ambiente. Ao longo de milhões de anos, substâncias presentes nesses oceanos teriam se agregado aos coacervados tornando-os mais complexos quimicamente, e depois de ocorrerem diversas reações químicas ao longo de milhões de anos, viriam a surgir os ácidos nucleicos, como o DNA.
Em 1953, Stanley Miller e Harold Urey (norte americanos) simularam em laboratório uma atmosfera parecida com a que se acreditava ser a atmosfera primitiva há bilhões de anos. Nesta experiência havia um recipiente de vidro contendo os gases da atmosfera primitiva (hidrogênio, amônia, metano e vapor de água) e representando as tempestades elétricas, Miller e Urey, emitiram descargas elétricas na mistura de gases presentes no recipiente. Havia ainda outro recipiente com liquido em ebulição para produzir o vapor de água e simular as chuvas e o meio líquido primitivo. Após alguns dias verificaram a presença de aminoácidos no recipiente que continha água em ebulição, os quais são essenciais à formação dos seres vivos. Estas informações deram mais apoio a hipótese de Haldane e Oparin.

REFERÊNCIAS:

  • Barros, Carlos. Ciências / Carlos Barros e Wilson Paulino – 5. Ed. – São Paulo: Ática, 2012;
  • Favalli, Leonel Delvai. Projeto radiz: ciências, 7º ano / Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessôa, Elisangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário