sábado, 18 de agosto de 2012

Aula 3 – 6ª Série / 7º Ano

ANELÍDEOS E MOLUSCOS (ANNELIDA e MOLLUSCA)

ANELÍDEOS
Os anelídeos são animais de corpo mole formado por vários segmentos em forma de anel. Podem ser encontrados em diversos ambientes (água do mar, água doce e ambientes terrestres). A maioria tem cerdas que os auxiliam em sua locomoção. Estes animais são classificados em três classes, quanto à presença e quantidade de cerdas que possuem por segmento: Oligoquetas (poucas cerdas), Poliquetas (muitas cerdas) e Hirudíneos (não possuem cerdas).
Os OLIGOQUETAS podem ser encontrados em ambientes úmidos, água doce ou ambientes marinhos. O corpo é cilíndrico e fino nas extremidades. Possui uma estrutura chamada clitelo cuja função está relacionada à reprodução. Utilizam movimentos ondulatórios para locomover-se. O animal mais conhecido é a minhoca que possui respiração cutânea, hermafroditas, porém realizam fecundação cruzada, ou seja, espermatozoides de uma minhoca fecundam os óvulos de outra e vice-versa.
Os POLIQUETAS são encontrados, principalmente, no mar. Na cabeça possui tentáculos, olhos e boca. A respiração é cutânea ou por brânquias, dioicos (sexos separados), liberam seus gametas na água onde ocorre a fecundação formando um zigoto que dá origem a larva, posteriormente formam os indivíduos adultos. O mais conhecido é o Nereis sp..
Os HIRUDÍNEOS podem ser aquáticos ou terrestres. O mais conhecido é o sanguessuga, que tem corpo alongado, achatado e muito flexível. Possuem duas ventosas que auxiliam na locomoção e alimentação. Alimentam-se de animais mortos, pequenos animais. Algumas espécies sugam o sangue de vertebrados, possui respiração cutânea, reprodução semelhante a minhocas.

MOLUSCOS
Os moluscos são invertebrados, corpo mole, úmido, a maioria protegido por concha calcária externa (chamada valva), ainda há aqueles que possuem concha interna e os que não possuem concha. Ambientes aquáticos e terrestres úmidos. O corpo é dividido em cabeça, massa visceral e pé. Sistema digestório completo composto por boca, cavidade bucal, esôfago, estômago, intestino e ânus. Respiração branquial ou pulmonar e são divididos em gastrópodes, cefalópodes e bivalves.
Os GASTRÓPODESé a maior classe de moluscos. Caracterizados pela presença de pés no ventre, ambientes terrestres e aquáticos. Os mais conhecidos são caramujos, caracóis e lesmas. Na cabeça há dois pares de tentáculos retráteis, um par de olhos e uma boca, poro genital. Na parte do manto localizam-se o ânus e o poro respiratório. O pé é responsável pela locomoção, secreta muco e auxilia na captura de alimentos, reprodução e defesa. A maioria herbívora, mas existem espécies carnívoras, onívoras, detritívoras e parasitas, hermafroditas com fecundação cruzada.
Os CEFALÓPODES possuem um conjunto de tentáculos (auxiliam na alimentação e reprodução) ligados a cabeça circundando a boca, vive em ambientes marinhos, respiram por brânquias, dioicos (sexos separados), nadam ou caminham. Os mais conhecidos são polvo, lula e náutilo.
Os BIVALVES possuem duas conchas rígidas, vivem em água doce ou salgada, não tem cabeça ou é pouco desenvolvida, as estruturas sensoriais estão nas extremidades do corpo, rastejam ou escavam o substrato – na escavação utilizam a concha e o pé, a maioria possui são dióicos – os gametas são lançados na água. Os mais conhecidos são ostras e mexilhões.

Atividades
Questões 1, 2, 3, 4, 5 e 6 da página 133 e 134.

Nenhum comentário:

Postar um comentário