sábado, 4 de agosto de 2012


Aula 5 – 7ª Série / 8º Ano 

GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

Organismos vivos de mesma espécie, por meio da reprodução, dão origem a novos indivíduos e estes apresentam características físicas (fenotípicas) e genômicas (genotípicas) semelhantes com os organismos que lhes deram origem (exemplo, filhos e pais). O processo de transmissão de características de uma geração à outra é denominada hereditariedade e é a Genética que estuda este fenômeno.
No ser humano a molécula que armazena o material genético é o DNA (acido desoxirribonucleico), que é formada por duas fitas que encontram-se ligadas e estas fitas contém as informações genéticas hereditárias. As informações do DNA são levadas ao citoplasma por uma molécula chamada de RNA (ácido ribonucleico) e esta é formada por apenas uma fita.

Cromossomos
Os cromossomos são formados a partir da associação do DNA a proteínas. Os cromossomos servem para caracterizar uma espécie, sendo que os seres humanos contêm 46 cromossomos, exceto os gametas que possuem 23. No entanto, os genes são fragmentos das fitas de DNA que contêm as informações genéticas e o conjunto de genes forma o seu genótipo. O genótipo sobre influências do meio interno e externo resultando na expressão das características observadas, como cor de cabelo e olhos, altura, pele, tipo sanguíneo. Estas características expressas formam o fenótipo do indivíduo, ou seja, o fenótipo de uma pessoa é o resultado de muitos processos que ocorrem ao longo de seu desenvolvimento e sobre influência do ambiente e estilo de vida que se leva.

Cromossomos e características hereditárias
O núcleo das células humanas apresenta 46 cromossomos distribuídos em pares. Em cada par, um deles e herdado da mãe e outro do pai. Os cromossomos que formam um par são chamados de cromossomos homólogos, pois são semelhantes e situam-se na mesma região dos genes. Em cada cromossomo homólogo, existem alelos que são genes que ocupam o mesmo lugar no par de cromossomos.
Os indivíduos que apresentam alelos iguais são homozigotos e com alelos diferentes são heterozigotos.
O austríaco chamado Gregor Johann Mendel é considera o pai da Genética, pois ao realizar experimentos com ervilhas verificou características herdadas como cor de sementes, caule, e altura das plantas. Estes estudos foram comprovados pelos botânicos Hugo de Vries e Karl Correns sendo atribuída a descoberta das Leis da Hereditariedade ao Mendel.

Síndromes genéticas
Durante a meiose podem ocorrer erros nas divisões celulares formando gametas deficientes. Se ocorrer a viabilização do zigoto com cromossomos a mais ou a menos o indivíduo em desenvolvimento provavelmente apresentará uma síndrome genética.
A maioria das doenças é influenciada pela constituição genética do indivíduo, pressões ambientais e comportamentais. No entanto, algumas destas doenças são influenciadas somente pelas características genéticas e, portanto, conhecidas como doenças genéticas (exemplo fibrose cística e anemia falciforme).

Atividades
Questões 1,2,3,4 e 5 das páginas 269 e 270

2 comentários: