sábado, 18 de agosto de 2012

Aula 6 – 7ª Série / 8º Ano

EXCREÇÃO

As células produzem resíduos (excretas) que são prejudiciais ao corpo humano. Alguns destes resíduos são: o gás carbônico, amônia, uréia, cloreto de sódio e o ácido úrico. Excreção é o processo de eliminação destes resíduos do organismo, sendo realizada por meio da urina, da respiração e do suor.
O suor é produzido pelas glândulas sudoríparas (encontradas na pele), tem como função auxiliar na regulação da temperatura corpórea, eliminação de água, cloreto de sódio, uréia e ácido úrico.
O sistema urinário regula o volume de fluidos do corpo e elimina a maior parte das excretas. É constituído por dois rins (função – filtragem do sangue), dois ureteres (função – transportar a urina até bexiga), uma bexiga (função – armazenamento temporário da urina) e uma uretra (função – transporte da urina até o meio externo).
A urina é produzida no rim através de estruturas chamadas de néfrons (filtram o sangue) que possuem corpúsculos renais (formados pelo glomérulo e a cápsula glomerular) e túbulos renais. A produção de urina passa por três estágios: a filtração, a reabsorção e a secreção.
A respiração é um processo vital para o ser humano, pois o oxigênio obtido através da respiração é utilizado na produção de energia na célula (respiração celular).

RESPIRAÇÃO CELULAR

C6H12O6    +         6O2            formando        6CO2              +        6H2O      +       Energia
Glicose           Oxigênio                          Gás carbônico           Água   

Portanto, o sistema respiratório é responsável pela captação de oxigênio e eliminação de gás carbônico do organismo com o auxílio do sistema cardiovascular, que transporta os gases entre o sistema respiratório e as células. Os órgãos que fazem parte do sistema respiratório são nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e pulmões.
O nariz é formado pela cavidade nasal, as narinas e o septo nasal, este órgão tem a função de filtrar, aquecer e umedecer o ar que, respectivamente, evita que partículas nocivas atinjam os pulmões, facilitam as trocas gasosas e evita o ressecamento das vias respiratórias.
A faringe é um órgão com forma de tubo com paredes musculares por onde passa o ar e o alimento, ainda contribui com a fala. A laringe é o órgão que liga a faringe à traquéia, com funções de encaminhar o ar até a traquéia, produzir som (pregas vocais) e impedir que o alimento entre nas vias respiratórias (epiglote).
A traquéia e os brônquios são órgão que tem como função conduzir o ar até os bronquíolos que é a porção onde ocorre as trocas gasosas.
Os pulmões são órgãos responsáveis pelas trocas gasosas e são constituídos pelos brônquios e bronquíolos (árvore bronquial) que se subdividem formando os ductos alveolares que terminam em estruturas denominadas alvéolos (local onde ocorrem as trocas gasosas). Os alvéolos e os capilares (vasos sanguíneos) tem suas paredes de revestimento muito finas ocorrendo a passagem das moléculas de oxigênio e gás carbônico. O pulmão é revestido por uma membrana chamada pleura.
A respiração pode ser dividida em três etapas ventilação pulmonar, respiração pulmonar ou externa e respiração tecidual ou interna.
A ventilação pulmonar é dividida em duas etapas: a inspiração (movimento em que o ar chega aos alvéolos) e a expiração (saída do ar). Os músculos intercostais e o diafragma realizam os movimentos torácicos para que o ar entre e saia durante o processo respiratório.
A respiração pulmonar é o processo em que ocorrem as trocas gasosas (oxigênio e gás carbônico) entre os alvéolos e os capilares. A respiração celular é o processo que ocorre a troca de gases entre os capilares e os tecidos ou células.

Atividades
Questões 1, 2, 3, 5, 7 e 9

Nenhum comentário:

Postar um comentário