sábado, 15 de setembro de 2012


Aula 3 – 6ª Série / 7º Ano 

ARTRÓPODES

Os artrópodes constituem o mais numeroso grupo de animais. Caracterizam-se por possuir segmentos e apêndices (pernas, antenas e asas) que se articulam ao corpo. São encontrados em ambientes terrestres ou aquáticos. Os apêndices possuem diferentes formas, pois possuem funções como locomoção, reprodução e alimentação.
O corpo destes animais pode ser dividido em três partes: cabeça (céfalo), tórax e abdômen, mas alguns possuem a cabeça e o tórax fundidos formando o cefalotórax. Corpo revestido por exoesqueleto ou cutícula rígida que auxilia na sustentação, proteção, evita a perda de água e facilita a vida destes animais no ambiente terrestres. Ao crescer, o artrópode passa por um processo chamado ecdise / muda, ou seja, processo de substituição do exoesqueleto.
Os artrópodes podem ser divididos em várias classes de acordo com suas características e as mais conhecidas são as classes dos insetos, dos crustáceos, dos aracnídeos, dos quilópodes e dos diplópodes.

INSETOS (INSECTA) é o maior grupo com pelo menos 950 mil espécies conhecidas, podem ser encontrados no solo, nos vegetais, sobre outros animais ou no interior deles, na água e no ar. Caracterizam-se por possuir corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, sendo que os adultos apresentam três pares de pernas e um par de antenas e alguns com um ou dois pares de asas. Durante a locomoção podem voar, saltar, andar, correr ou nadar. São herbívoros, detritívoros e carnívoros. O sistema digestório é completo e composto por boca, faringe, esôfago, papo, moela, estômago, intestino, reto e ânus. A respiração é traqueal que é realizada através das traqueias (pequenos tubos que se ramificam pelo corpo e tem contato com meio externo pelos espiráculos - localizados nos segmentos do tórax e abdômen). Sexos separados, portanto para reprodução é necessário a união de um macho e uma fêmea da mesma espécie. O macho possui um órgão copulador, pois a fecundação é interna. Muitas espécies passam por metamorfose, alguns com metamorfose completa (ovo, larva, pupa e forma adulta - borboleta) e outros por metamorfose incompleta (ovo, ninfa e forma adulta – gafanhoto).

CRUSTÁCEOS (CRUSTACEA) caracterizam-se por possuir um exoesqueleto endurecido e reforçado (carapaça rígida) e dois pares de antenas na cabeça. Maioria é marinha, mas alguns de água doce e terrestres. Corpo dividido em cabeça e tronco, na maioria o tórax e o abdômen compõem o tronco e em algumas espécies há formação do cefalotórax. A maioria locomove-se nadando, andando ou escavando o substrato e alguns são fixos ao substrato (craca). Quanto a alimentação, podem ser filtradores (craca), herbívoros, carnívoros ou parasitas de animais. Maioria com respiração branquial. Sistema digestório completo (boca, esôfago, estômago, intestino e ânus). Quanto a reprodução, são dióicos, com fecundação interna, os ovos ficam fixos no corpo da fêmea ou são depositados no ambiente. Alguns crustáceos, como o caranguejo, possuem estágio larval.

ARACNÍDEOS (ARACHNIDA) caracterizam-se por possuir oito pernas e corpo dividido em cefalotórax e abdômen, presença de um par de apêndices em forma de pinça (pedipalpos – com função sensorial) e um par de apêndices menores (quelíceras – captura de alimentos). São classificados em araneídeos, escorpionídeos e acarinos.
  • Araneídeos (Aranae) representados pelas aranhas e apresentam estruturas como o pedicelo (separa o cefalotórax do abdômen), fiandeiras (que são apêndices tecedores de seda), abdômen não segmentado, macio e oval, quelícera que possui um aguilhão pelo qual sai o veneno.
  • Escorpionídeos (Scorpiones) representados pelos escorpiões e apresentam um ferrão longo e segmentado chamado télson, abdômen (dividido em pré-abdômen e pós-abdômen) e pedipalpos que formam um par de pinças com a função de capturar presas.
  • Acarinos (Acarina) representados pelos ácaros e carrapatos, apresentam cabeça, tórax e abdômen fundidos, corpo não segmentado e muitas espécies com corpo revestido por carapaça.

A maioria dos aracnídeos é carnívora e alimenta-se de pequenos artrópodes, o sistema digestório é adaptado para sugar alimentos líquidos e a digestão inicia fora do corpo desses animais. Alguns são parasitas, como o carrapato. A maioria respira por pulmões foliáceos (formado por placas finas altamente vascularizada) ou por traqueias, os ácaros realizam as trocas gasosas pela superfície do corpo.
Os aracnídeos possuem sexos separados e a fecundação é interna e a transferência dos espermatozoides é indireta, através de espermatóforos. A maioria é ovípara, mas os escorpiões e ácaros são vivíparos e todos tem desenvolvimento direto.
QUILÓPODES (Chilopoda) caracterizam-se por apresentarem entre 15 e 191 pares de pernas, um par por segmento, corpo segmentado e achatado (cabeça e corpo alongado). Os mais conhecidos são as lacraias (centopeia). Alimenta-se de pequenos artrópodes, possui antenas (órgãos sensoriais), possui garras que inoculam veneno na presa e mandíbulas para mastigação. Respiração traqueal, sexos separados, ovíparas ou vivíparas.

DIPLÓPODES (Diplopoda) apresentam entre 36 a 750 pares de pernas, dois pares por segmento, corpo cilíndrico (cabeça e corpo formado por anéis formados pela fusão de dois segmentos). Alimentam-se de vegetais e animais mortos, respiração traqueal, possuem sexos separados, fecundação interna, são ovíparos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário