sábado, 15 de setembro de 2012


Aula 8 – 7ª Série / 8º Ano

IMUNOLOGIA

O corpo humano está em constante contato com microrganismos e outros agentes que podem causar doenças. Até mesmo as células do corpo podem causar doenças, como o câncer e os tumores. Apesar de o corpo humano possuir diversos mecanismos de defesa, apenas uma falha durante a defesa basta para ficarmos doentes. Esta capacidade de se defender de agentes patogênicos (causadores de doenças) é denominada imunidade, sendo que os tecidos e células envolvidas na defesa formam o sistema imunológico (exemplo: sistema linfático, leucócitos e anticorpos).
Os leucócitos (glóbulos brancos) são produzidos na medula óssea e tem a função de englobar e digerir agentes estranhos por meio da fagocitose. Os leucócitos produzem anticorpos que são proteínas que reconhecem e se ligam a antígenos (estruturas) presentes nos agentes estranhos.
O sistema linfático tem as funções de filtragem da linfa e maturação de células de defesa. Os órgãos do sistema linfático atuam na maturação, armazenamento e distribuição de células sanguíneas de defesa, principalmente os leucócitos.
O corpo humano tem diversos mecanismos de defesa como a febre, as barreiras físicas (pele e mucosas), substâncias produzidas pelo corpo, coagulação sanguínea e fagocitose, que ocorrem naturalmente e são conhecidas como defesas naturais.
Quando contraímos doenças como a catapora, a caxumba e o sarampo, nosso organismo produz anticorpos para combater o agente causador e estas informações ficam armazenadas como “memória” do sistema imunológico e ao ser atacado pelo mesmo agente causador a resposta imunológica é imediata, denominada imunidade ativa naturalmente adquirida.
O soro e a vacina são considerados defesas artificiais. O soro é um concentrado de anticorpos e utilizado quando se faz necessária a resposta imediata ao agente causador de doença ou substâncias tóxicas (venenos de alguns animais). A vacina estimula o organismo a produzir anticorpos contra agentes estranhos e são produzidas com base em agentes causadores de determinada doença, fragmentos dos agentes causadores de doenças e porções de moléculas de substâncias tóxicas.  No entanto, os componentes utilizados para produção de vacinas não são capazes de causar doenças ou intoxicações, mas estimula o organismo a produzir anticorpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário