sábado, 15 de setembro de 2012


Aula 7 – 7ª Série / 8º Ano

SISTEMA CIRCULATÓRIO SANGUÍNEO e LINFÁTICO

O corpo humano necessita de diversas substâncias essenciais (exemplo: nutrientes e oxigênio) que são transportadas pelo sangue até as células e estas eliminam resíduos que também são levados pelo sangue até o órgão responsável por sua eliminação. O sangue circula pelo corpo por meio do sistema cardiovascular. Além do sangue, existe a linfa que auxilia no transporte de substâncias por meio do sistema linfático.


SISTEMA CARDIOVASCULAR é composto pelo coração, vasos sanguíneos e pelo sangue. O coração é um órgão muscular com a função de bombear o sangue através dos vasos sanguíneos e está localizado entre os pulmões. O coração é composto por duas cavidades superiores (átrios) e duas inferiores (ventrículos). O átrio direito comunica-se com o ventrículo direito e o átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo. Além das quatro cavidades, existem válvulas, localizadas entre os átrios e os ventrículos, com a função de orientar a passagem do sangue em apenas um sentido. Este órgão é constituído de tecido muscular estriado cardíaco conhecido como miocárdio, que contrai (sístole) e relaxa (diástole) o coração. O batimento cardíaco é uma sequência de sístoles e diástoles dos átrios e ventrículos.



Os vasos sanguíneos são semelhantes a tubos que transportam o sangue pelo corpo até tecidos e retornam ao coração. Há diversos tipos de vasos: as artérias, as veias e os capilares. As artérias são vasos que transportam o sangue do coração para os tecidos. As veias transportam o sangue dos tecidos para o coração e apresentam válvulas que não permitem o refluxo sanguíneo. As artérias se ramificam até formarem as arteríolas que reduzem a pressão do sangue antes de passar pelos capilares e as vênulas, que são ramificações das veias, unem-se aos capilares transportando o sangue até o coração. Capilares são vasos microscópicos que unem arteríolas e as vênulas, tem como função a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos, pois suas paredes são permeáveis.


O sangue é um fluido viscoso que tem como funções o transporte de substâncias pelo corpo, participa da regulação da temperatura corpórea e proteção do organismo. O sangue é formado pelo plasma, pelas células sanguíneas (hemácias e leucócitos) e por plaquetas. As células sanguíneas são produzidas na medula óssea presente no interior de alguns ossos. O plasma é composto por 90% de água e nutrientes, os leucócitos auxiliam na defesa do corpo, as hemácias que tem a função de transportar o oxigênio dos pulmões para o corpo e as plaquetas que auxiliam no processo de coagulação sanguínea.
Sistema ABO de classificação sanguínea foi estabelecido por Landsteiner (1868-1943) que classifica os tipos sanguíneos em: tipo A, tipo B, tipo AB ou tipo O. O que diferencia os tipos é a presença de uma proteína denominada antígeno na superfície das hemácias, esses antígenos podem ser A ou B e ainda o antígeno Rh.

A circulação sanguínea pode ser dividida em circulação sistêmica – que inicia no ventrículo esquerdo passando pelo corpo levando oxigênio e nutrientes e trazendo gás carbônico e resíduos ao retornar para o átrio direito – e circulação pulmonar – que inicia no ventrículo direito passa pelos pulmões despejando gás carbônico e captando oxigênio e retorna ao átrio esquerdo.

As doenças mais comuns do sistema cardiovascular são: hipertensão arterial, aterosclerose e arritmia cardíaca.




                                                                    Aterosclerose                                  

SISTEMA LINFÁTICO tem como principais funções drenar os fluidos intercelulares, transportar algumas vitaminas e lipídios do sistema digestório até o sangue e proteger o corpo contra microrganismos invasores, células cancerosas e outros agentes. Os órgãos que participam deste sistema são tonsilas palatinas (amígdalas), timo, baço, vasos linfáticos e linfonodos (ínguas).





Nenhum comentário:

Postar um comentário