quarta-feira, 17 de outubro de 2012


Aula 9 – 7ª Série / 8º Ano

ALIMENTOS

Os alimentos são importantes, pois são fontes de energia e matéria prima que contribuem para o crescimento do organismo, reparo de machucados e funcionamento saudável do corpo. A quantidade de energia proveniente dos alimentos pode variar e para expressar a quantidade dessa energia usa-se a quilocaloria (kcal). Tanto a energia e quanto as matérias primas são obtidas a partir do processo de digestão, pois neste processo “desmonta” os alimentos em pequenas peças como as do quebra-cabeça. Estas pequenas peças são chamadas de nutrientes. Há vários tipos de nutrientes como carboidratos, lipídeos, proteínas, sais minerais e vitaminas.
Os carboidratos fornecem grande parte da energia necessária para o corpo, fazem parte da estrutura de nossas células e tecidos, e os mais importantes são o amido e sacarose. São ricos em carboidratos: pão, batata, mandioca, farinha, massas em geral. O consumo excessivo de alimentos ricos neste tipo de nutriente pode engordar, pois são convertidos em gordura e além disso o consumo da sacarose (açúcar) pode causar cáries.
Os lipídeos são os óleos e gorduras, constituem a pele e os músculos, na falta de carboidratos servem como fonte de energia. O excesso pode causar obesidade. São alimentos ricos em lipídeos: bacon, banha, manteiga, margarina, linguiça, salame, e muitos outros. Podem causar problemas no coração em virtude do aumento no nível de colesterol.
As proteínas tem a função de construir varias partes do corpo, por exemplo, músculos, pele, sangue, coração, de anticorpos e de vários hormônios. Algumas proteínas – as enzimas – são importantes em processos metabólicos como a digestão e a respiração. Podem ser utilizadas como fonte de energia. As proteínas encontradas nos seres vivos são constituídas de aminoácidos, os quais existem 20 tipos diferentes que podem formar diversas proteínas distintas. Alguns aminoácidos são produzidos pelo organismo, mas outros precisam ser ingeridos na alimentação. São ricos em proteínas: leite, queijo, ovos, carnes, peixes, feijão, lentilha, soja, trigo e arroz integral.
Os sais minerais estão presentes em pequenas quantidades e fazem parte da constituição dos tecidos, como ósseo, e ajudam a regular o metabolismo e diversas reações químicas no organismo. Os sais de sódio, de cálcio e ferro são alguns tipos de minerais e a carência ou excesso pode causar doenças, como raquitismo (carência de sais de cálcio), anemia (carência de sais de ferro) e bócio (carência de sais de iodo).
As vitaminas são essenciais para a regulação dos processos metabólicos que ocorrem em nosso corpo e sem esses nutrientes, o crescimento, o desenvolvimento e o bom funcionamento do organismo estão comprometidos.
  • A vitamina A – atua contra o ressecamento da pele e dos olhos, sendo encontrada em alimentos como fígado, manteiga, gema de ovo, cenoura, espinafre. Organismo fabrica através do betacaroteno encontrado em verduras e vegetais amarelos ou alaranjados.
  • A vitamina B1 – atua contra a doença de Beribéri, ou seja, dores nos nervos e anemia, sendo encontrada em alimentos como cereais, feijão, soja, presunto, fígado.
  • A vitamina B2 – atua contra a inflamação na pele e descamação dos lábios, sendo encontrada em alimentos como feijão, amêndoa, cogumelo, fígado, rim.
  • A vitamina C – atua contra o Escorbuto, sendo encontrada em alimentos como morango, amora, framboesa, brócolis, tomate, repolho, pimentão, frutas cítricas.
  • A vitamina D – atua contra o Raquitismo, sendo encontrada em alimentos como ovos, queijo, leite, sardinha, salmão, óleo de fígado de bacalhau, exposição ao sol.
  • A vitamina E – atua contra a Esterilidade e Anemia, sendo encontrada em alimentos como espinafre, castanha, óleos vegetais.
  • A vitamina K – atua contra Hemorragias, sendo encontrada em alimentos como fígado, couve-flor, espinafre, batata.

As fibras da dieta não são digeridas pelo organismo humano e são essências para o bom funcionamento do intestino e evita que as fezes fiquem muito duras facilitando a evacuação. São encontradas em verduras, legumes e frutas.
A água é um elemento essencial à vida e está presente no interior das células, secreções e fluidos corporais. As principais funções da água são dissolver substâncias, possibilitar o transporte de substâncias, participar de processos fisiológicos, lubrificar articulações e participa do controle da temperatura corporal.



Muitos alimentos podem conter alguns agentes contaminantes que podem causar intoxicações e infecções alimentares. As intoxicações alimentares são causadas pela ingestão de substâncias tóxicas produzidas por microrganismos ou provenientes de produtos químicos e as infecções alimentares são causadas por microrganismos que se multiplicam no nosso corpo.
O valor nutritivo dos alimentos é influenciado por diversos fatores como data da colheita ou fabricação, forma de conservação e as condições da embalagem. Os métodos de conservação mais conhecidos são a refrigeração (alimentos submetidos a temperaturas próximas a 0 °C), congelamento (alimentos submetidos a temperaturas abaixo de 0 °C), pasteurização (alimentos submetidos a altas temperaturas entre 72 °C e 75 °C por 15 segundos), desidratação (retirada de parte da água que constitui o alimento) e conservantes alimentares químicos (conservantes). Além dos conservantes, podem ser adicionados aos alimentos alguns aditivos que melhoram ou reforçam o sabor, a cor, o aroma e a textura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário