segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Aula 10 – 5ª Série / 6º Ano

PROPRIEDADES E COMPOSIÇÃO DO AR

O ar ocupa espaço e tem resistência, pois quando mergulhamos um copo vazio em um recipiente cheio de água, esta é deslocada devido ao espaço ocupado pelo ar dentro do copo. Também ao nos movimentarmos ele exerce uma força oposta ao movimento, pois o corpo tende a tirar o ar da frente.
Uma ventania nada mais é que a movimentação do ar em relação a superfície da Terra, por isso que sentimos o ar em dias de vento, assim como os galhos e folhas das árvores que balançam conforme a intensidade deste fenômeno (Figura 1).
Um exemplo clássico é que podemos encher uma garrafa com água e ela preencherá todo o espaço interno da garrafa e mesmo que a garrafa seja esvaziada ela ainda continuará cheia, porém o conteúdo será o ar, portanto o ar ocupa todo o espaço disponível.
O ar tem peso, pois se pesarmos um balão cheio de ar e um vazio, o balão cheio será mais pesado. Todo o peso que o ar exerce uma pressão sobre os corpos, sejam eles animais, vegetais ou artificiais (carros, casas, bicicletas), é chamada de pressão atmosférica que pode ser medida por um aparelho chamado barômetro (Figura 2). Está pressão é expressa em milímetros de mercúrio (mmHg). Ao nível do mar (zero metros) a pressão atmosférica é de 760 mmHg, no entanto se subirmos a serra e ficarmos a 1000 metros acima do nível do mar a pressão atmosférica será de 674 mmHg, ou seja, quanto mais alto estamos em relação ao nível do mar menor será a pressão atmosférica. Exemplo: quando há jogos de futebol em cidades com níveis acima do nível do mar dizem que o ar é rarefeito, ou seja, o ar exerce menor pressão sobre os corpos e objetos naquela região (veja tabela 1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário