sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Aula 2 – 8ª Série / 9º Ano

INTRODUÇÃO À FÍSICA

A cinemática é a parte da mecânica que tem o objetivo de descrever o movimento dos corpos sem considerar suas causas. No entanto, se considerarmos um ônibus parado com um passageiro num ponto de ônibus, podemos afirmar que o passageiro está em movimento se considerar um poste da rua como referencial, já se considerarmos o ônibus como referencial o passageiro está parado.
O corpo que possui movimento é chamado de móvel. Todos os móveis, como navios, trens e carros, tem dimensões (comprimento, largura e altura) e são considerados um ponto material. O ponto material é todo corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação ao fenômeno estudado. A linha percorrida por um ponto material é chamada de trajetória. As trajetórias podem ser retilíneas quando são realizadas em linha reta e curvilíneas quando são realizadas numa linha em curva.
A posição final (S) de um ponto material é o lugar que o móvel ocupa em relação ao referencial adotado.

Porém, ao se deslocar o móvel sai da posição inicial (S0) e vai para a posição final (S) sendo que esta variação de posição ou deslocamento é denominada delta S, pois é calculada a partir da seguinte fórmula:

Apesar de semelhante, o deslocamento é o segmento de reta que liga as posições, inicial e final, ocupadas por um ponto material num determinado intervalo de tempo. Já o espaço percorrido é o comprimento da trajetória descrita pelo ponto material nesse intervalo de tempo. O intervalo de tempo é calculado pela fórmula:

No entanto, a razão entre o espaço percorrido por um móvel e o tempo gasto para percorrê-lo é a velocidade média desse móvel, que é calculada pela fórmula:

Onde vm é a velocidade média do móvel, delta S é o espaço percorrido pelo móvel e delta t é o intervalo de tempo gasto para percorrer determinada distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário