segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Aula 9 – 5ª Série / 6º Ano

CONTAMINAÇÃO DA ÁGUA

A água retirada dos rios, lagos e poços podem conter microrganismos e alguns deles causam doenças. As águas que são utilizadas pelo ser humano, que são chamadas de águas servidas, estão misturadas a restos de comida, fezes, sabões, detergentes.
Após usar a água, o correto seria encaminhar esta água a uma estação de tratamento de esgoto residencial. No entanto, quando não há tratamento de esgoto, este é jogado diretamente no ambiente. Nas tubulações de esgoto há grande quantidade de microrganismos, e alguns deles podem ser microrganismos patogênicos, ou seja, podem causar certos tipos de doenças.
Os microrganismos mais comuns nas águas servidas são os coliformes fecais que são provenientes das fezes humanas. Podemos concluir que águas servidas têm duas características principais: resíduos (restos de comida e fezes) e microrganismos (que decompõem estes resíduos provocando mal cheiro). Apesar de alguns microrganismos causarem doenças eles são importantíssimos para o ambiente pois são decompositores.
Algumas doenças de veiculação hídrica, ou seja, causada pelo consumo de água contaminada por microrganismos patogênicos são as seguintes:

  • Esquistossomose (conhecida como barriga-d’água) causada pelo verme Schistosoma mansoni (esquistossomo) que vive dentro de caramujos de água doce que foram contaminados pelos ovos do verme que vem com as fezes que chegam aos rios e lagos. Após eclodirem dentro do caramujo, as larvas ficam na água e se alguém tomar banho ou consumir esta água pode ser infectado. Esta doença atinge órgãos como fígado, pulmões, intestino, rins;
  • Cólera é causada pelo Vibrio cholerae. É transmitida através do contato do ser humano com água contaminada (água doce ou salgada) ou alimentos contaminados;
  • Amebíase é causada pela Entamoeba histolystica causando diarréias, e giardíase é causada pela Giardia lamblia causando diarreias e são adquiridas ao ingerir alimentos ou água contaminada;
Alguns hábitos de higiene pessoal como tomar banho diariamente, evacuar somente em sanitários, lavar as mãos antes e depois de ir ao banheiro, lavar as mãos antes das refeições e cortar as unhas mantendo-as limpas e quanto a alimentação só beber água tratada e lavar e cozinhar bem os alimentos podem evitar a contaminação por microrganismos patogênicos.
No entanto, quando não há sistema de tratamento de esgoto residencial é possível utilizar o sistema de fossa (fossa seca, fossa absorvente e fossa séptica). A fossa seca é um buraco cavado no chão que recebe as fezes e urina dos moradores, sendo que periodicamente deve receber uma camada de terra misturada com cal, mas há um problema de possibilidade de contaminação da água subterrânea usada para consumo. A fossa absorvente é um buraco cavado no chão e coberto, para onde a tubulação da casa leva as águas utilizadas para a fossa. A melhor maneira é a fossa séptica que consiste em um recipiente de concreto enterrado para onde é enviada toda a água servida da casa através de tubulações, dentro dele os resíduos sólidos permanecem e sofrem ação dos microrganismos.
Em muitas cidades há estações de tratamento de esgoto que funcionam com tanques séptico para onde são conduzidas as águas servidas. Nas estações, as etapas do tratamento consistem em deixar os resíduos em repouso para que haja decomposição do material orgânico contribuindo assim para a manutenção dos mananciais, isto é, para que as reservas de água doce não sejam poluídas. Infelizmente a maioria das cidades brasileiras não possui estações de tratamento de esgoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário