segunda-feira, 22 de outubro de 2012


Aula 12 - 5ª Série / 6º Ano

ECOLOGIA - CADEIAS ALIMENTARES

Cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos, que servem de alimento uns para os outros, sucessivamente. Em outras palavras, é a transferencia de energia através da matéria de um organismo para o outro sob a forma de alimento.
Diferentes seres vivos podem compor uma cadeia alimentar, cada um deles fica disposto em um nível específico de organização, cumprindo seu papel.
Uma cadeia alimentar tem como elementos básicos:
PRODUTORES: São organismos autótrofos, ou seja, que produzem seu próprio alimento, sendo a base da cadeia. Esse alimento é proveniente a partir da luz solar e do gás carbônico (fotossíntese). Fazem parte desse grupo as plantas, algas e fitoplânctons.
CONSUMIDORES: São organismos que necessitam de alimento a partir de outros organismos, sendo assim considerados heterótrofos. Esse grupo pode ser subdividido da seguinte forma:
  • Consumidores primários: se alimentam dos produtores.
  • Consumidores secundários: se alimentam dos primários.
  • Consumidores terciários: se alimentam dos secundários.
  • Consumidores quartenários: se alimentam dos terciários. E assim por diante.

DECOMPOSITORES: São organismos que atuam na transformação da matéria orgânica (restos mortos de vegetais e animais) em matéria inorgânicas (sais). Essa matéria inorgânica depois será aproveitada pelos produtores, que serão capazes de transforma-la em matéria orgânica através da fotossíntese. Pertencem aos decompositores: fungos e bactérias.
O equilíbrio do ecossistema depende do funcionamento perfeito de cada etapa da cadeia alimentar. A drástica redução de algum predador, por exemplo, pode acarretar na proliferação dos animais herbívoros e, com isso, na escassez ou extinção de algumas espécies vegetais.
Conhecer a cadeia alimentar nos leva a compreensão da função de cada ser vivo. A importância disto está baseada no uso natural de animais ou vegetais que possam controlar ou equilibrar o ecossistema, evitando o uso de pesticidas e quaisquer outras formas artificiais que possam desequilibrar em longo prazo o ambiente, ou ainda, provocar sérias reações nos animais e até os seres humanos ali presentes. Está prática é denominada controle biológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário