segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Aula 5 – 6ª Série / 7º Ano 

EQUINODERMOS 

Os equinodermos são animais invertebrados que possuem um esqueleto interno (endoesqueleto) constituído de ossículos e formado por carbonato de cálcio. Esses ossículos podem projetar espinhos na superfície do corpo (algumas espécies). São marinhos, podem ser fixos ou mover-se sobre o substrato (exemplo: balacha-da-praia, ouriço-do-mar, estrela-do-mar). Apresenta características como o sistema ambulacrário que canais internos preenchidos com água e esta entra por meio do madrepórito, sendo que este sistema está relacionado à reprodução, alimentação, locomoção, respiração e aos sentidos destes animais. 
Alimentam-se de partículas em suspensão (lírios-do-mar), outros animais (estrelas-do-mar) e algas (ouriços-do-mar). Maioria apresenta sistema digestório completo, com sexos separados, realizam a fecundação externa e é ovípara. O ovo dá origem a uma larva que passa por metamorfose até transformar-se em adulto. Algumas estrelas-do-mar reproduzem-se assexuadamente por fissão dividindo seu corpo em duas metades e o processo de regeneração pode levar até um ano. 
Os equinodermos são classificados em asteróides, equinóides, ofiuróides, crinóides e os holoturoides. Os asteróides apresentam forma de estrela, em geral com cinco braços, vida livre com movimentos lentos sobre o substrato (estrela-do-mar). Os equinóides apresentam corpo arredondado e sem braços, utilizam seus pés ambulacrais e espinhos para se locomover e capturar alimento (bolacha-da-praia). Os ofiuróides apresentam disco central pequeno com braços articulados, finos e longos, sendo que a maioria utiliza os pés ambulacrais na alimentação e deslocamento de partículas enquanto cavam, os braços captura o alimento e agitam a água colocando partículas em suspensão (serpente-do-mar). Os crinóides parecem flores ou algas (morfologia externa), em geral vivem fixos no substrato, apresentam braços longos e ramificados. Os holoturoides caracterizam-se por apresentar o corpo cilíndrico e alongado, não possuem braços e a superfície do corpo é revestida de pequenos ossículos calcários. Utilizam os pés ambulacrais para rastejar no substrato e locomovem-se também pelo movimento do corpo que é muito flexível e por meio desses movimentos musculares podem nadar e cavar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário