sábado, 28 de julho de 2012

Aula 7 – 5ª Série / 6º Ano

O CAMINHO DA ÁGUA DA NATUREZA

A água pode ser encontrada em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso. As mudanças do estado físico da água é possível quando há mudanças em sua temperatura. Figura.


Os processos de mudança de estado físico da água são vaporização (ebulição e evaporação), condensação (liquefação), solidificação e fusão.
A formação da chuva ocorre devido a evaporação da água de rios, lagos e mares. Este vapor eleva-se na atmosfera onde é resfriado, pois atinge partes mais frias, condensa-se passando do estado gasoso para o líquido formando gotículas que vão se unindo e ficando mais pesadas e então a água precipita, ou seja, cai em forma de chuva. Figura.




Utilizamos água em quase todas as atividades que praticamos como para beber, cozinhar, tomar banho, lavar roupas, louças, carros, nos processos industriais.
Toda a água contida no planeta participa de um processo chamado de CICLO DA ÁGUA ou CICLO HIDROLÓGICO.
O ar atmosférico tem vapor dágua, por isso que temos a umidade relativa do ar, ou seja, a umidade relativa do ar pode variar de acordo com o horário e a temperatura de determinada região – exemplo: se as 9 horas uma massa de ar pode ter 100kg de vapor d’água e nesta hora ela está com 65 kg então a umidade relativa do ar é de 65%. Ao anoitecer o ar úmido forma pequenas gotas em cima de carros, vidros, pisos sendo chamado de orvalho. Se caso a temperatura no decorrer da noite cair muito essas gotas de orvalho podem formar cristais de gelo que damos o nome de geada. A baixa umidade do ar pode provocar diversos problemas de saúde, principalmente os de origem respiratória.
Um fenômeno muito conhecido logo após a chuva é o arco – íris que é formado pela passagem da luz branca (formada por inúmeras cores) através das gotas de água da chuva dispersas no céu sendo separada em diversas cores. Isaac Newton cientista inglês, através do experimento chamado de disco de Newton, descobriu em 1666 que a luz branca era formada por diversas cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário