segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aula 3 – 7ª Série / 8º Ano

REPRODUÇÃO HUMANA

A reprodução é um processo que em que novos indivíduos são originados a partir de organismos vivos de mesma espécie. Ela pode ser sexuada ou assexuada. Na forma sexuada a reprodução ocorre a partir da união de uma célula sexual masculina (espermatozoide) e uma célula sexual feminina (óvulo), estas células são denominadas gametas. A união dos gametas ocorre a partir do ato sexual. O sistema reprodutor humano auxilia na união dos gametas.
O corpo passa por diversas mudanças preparando-se para o inicio da fase reprodutiva Essas mudanças que ocorrem durante a puberdade são controladas pelos hormônios sexuais e além de tornar o sistema reprodutor apto ainda promove outras mudanças físicas e comportamentais nos meninos e meninas, sendo que estas mudanças podem ocorrer em diferentes idades.
Os principais hormônios sexuais são a testosterona secretada pelos testículos (meninos) e o estrógeno e a progesterona secretados pelos ovários (meninas). 

Sistema reprodutor masculino
As principais funções são produzir e nutrir os espermatozoides, transportar os espermatozoides até o sistema reprodutor feminino e secretar a testosterona.
Os espermatozoides possuem três partes: cabeça (material genético), corpo (possui mitocôndrias para fornecer energia) e cauda (flagelo para movimentação).
É formado pelos ductos, glândulas anexas, genitais externos e testículos. Os ductos são distribuídos em pares, ou seja, par de túbulos seminíferos, par de epidídimos, par de ductos deferentes, par de ductos ejaculatórios e apenas uma uretra. As três glândulas anexas são as vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais que tem função de secretar algumas substâncias aos espermatozoides.
Os testículos tem a função de produzir os espermatozoides e secretar a testosterona. Os genitais externos são constituídos pelo escroto e o pênis. O pênis possui uma pele chamada de prepúcio que recobre a glande.

Sistema reprodutor feminino
As principais funções são produzir gametas, alguns hormônios e abrigar o novo indivíduo em desenvolvimento durante a gestação. Este gameta é denominado óvulo que é produzido pelo ovário, ou seja, um óvulo a cada 28 dias.
Os órgãos são a vulva que é composta pelos grandes lábios, pequenos lábios e clitóris, vagina que é constituída por tecido muscular em formato de tubo, útero que possui uma camada muscular e o endométrio, tubas uterinas que são dois órgãos musculares que transportam o óvulo até o útero, e os ovários que são dois órgãos com função de produzir óvulos e os hormônios estrógeno (características femininas) e progesterona.
O ciclo menstrual é de aproximadamente 28 dias. Durante este período o útero passa por muitas mudanças. Ele é regulado por vários hormônios como o FHS e o LH (hipófise), a progesterona e o estrógeno (ovários). Este ciclo pode ser dividido em pré-ovulatória, pós-ovulatória e menstrual. O período fértil fica entre o 10º e 17º dia após o inicio da menstruação. Em sua vida fértil, a mulher passa por alguns estágios a menarca, menopausa e o climatério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário