segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aula 2 – 7ª Série / 8º Ano

ORGANIZAÇÃO DO CORPO HUMANO

Corpo Humano: Um todo formado por muitas partes
Existe um milagre para uma vida saudável? Uma vida saudável depende de muitos fatores como cuidados com higiene, alimentação, repouso, lazer, não usar drogas, consultas médicas, ou seja, não existe produto milagroso;

Os níveis de estudo do organismo humano
No dia-a-dia, o corpo está sempre em movimento e externamente percebe-se que é formado por varias partes. Contudo os cientistas dividiram o estudo do corpo em diferentes níveis de organização: células, tecidos, órgãos e sistemas;


Célula: a unidade que compõe a diversidade
Com base em evidências obtidas em estudos com microscópio, foi proposto a teoria celular. A célula é a menor estrutura capaz de realizar as atividades essenciais à vida e é formada pela membrana plasmática, citoplasma e núcleo.
A membrana plasmática é formada principalmente por lipídios e proteínas e tem como funções a proteção, adesão, comunicação química intercelular e permeabilidade seletiva.
O citoplasma é o conteúdo compreendido entre a membrana e o núcleo, sendo formado pelo citossol e pelas organelas. 
O citossol tem consistência gelatinosa composta por substancias como proteínas e açúcares, dispersos em água e nele ocorrem algumas reações químicas importantes para a célula. 
As organelas são estruturas especializadas que desempenham funções específicas no interior da célula. As organelas são: Ribossomo – tem como função a síntese de proteínas, Retículo Endoplasmático Liso e Rugoso – tem como função a síntese e transporte de algumas moléculas; Lisossomo – tem como função digestão intracelular; Mitocôndria – tem como principal função a respiração celular, ou seja, processo em que utiliza o oxigênio e a glicose produzindo energia e liberando gás carbônico e favor d’água; Complexo de Golgi – tem como função secretar substâncias e armazenamento de moléculas; Centríolo – tem como função auxiliar o processo de divisão celular, movimentos celulares e à formação dos cílios e flagelos.
Existem diferenças entre as células animais e vegetais. Além da membrana plasmática a célula vegetal possui uma parede celular externa que auxilia na proteção, dando mais firmeza e com formato mais definido. Possuem também os cloroplastos que são responsáveis pela realização da fotossíntese e não possuem centríolos. Possuem também vacúolos que são grandes e ocupam a maior parte do citoplasma, o que não ocorre nas células animais.
As células apresentam processos que permitem que elas capturem moléculas do meio extracelular para dentro do citoplasma que são a fagocitose e pinocitose. A fagocitose é o processo em que a célula engloba partículas grandes em relação ao seu tamanho. E a pinocitose difere da fagocitose em relação a maneira como as partículas são englobadas, ou seja, na fagocitose a membrana plasmática se expande formando pseudópodos e na pinocitose ocorre a invaginação de uma área da membrana formando pequenas vesículas e o tamanho das partículas são menores.
O Núcleo contém informações para o funcionamento da célula. Essas informações estão no ácido desoxirribonucléico (DNA – material genético) e são encaminhadas ao citoplasma através do ácido ribonucleico (RNA).
A forma da célula depende da função que desempenha, por exemplo, as células musculares são alongadas, as sanguíneas são arredondadas, as nervosas são longas e ramificadas.

Tecidos
  • Tecido é um conjunto formado por células semelhantes;
  • Tecido epitelial (revestimento de superfície interna e externa), tecido conjuntivo (preenche espaços entre os tecidos), tecido muscular (contrair, auxilia locomoção), tecido nervoso (levam e trazem informações, comunicação);

Órgãos
  • Órgão é um conjunto formado por dois ou mais tecidos que atuam juntos para realizar a mesma função;

Sistemas
  • Sistemas são conjuntos de órgão que realizam funções específicas no nosso corpo;
  • Células, tecidos, órgãos e sistemas são estruturas vivas e nenhum deles existem isoladamente;


Integração entre os sistemas
  • O jogador de futebol;
  • O corpo recebe vários estímulos do ambiente, muitos são percebidos como olfato, paladar, audição, tato e visão;
  • Temperatura do ambiente, dor;
  • Estímulos sensoriais são percebidos pelo sistema nervoso que interpreta –os e regula os sistemas do corpo;
  • Integração entre os sistemas do nosso corpo: circulatório e respiratório, digestório e urinário;

Um comentário:

  1. mt bom.... para as pessoas possa entender como é o nosso corpo

    ResponderExcluir