segunda-feira, 16 de julho de 2012

Aula 4 – 7ª Série / 8º Ano

FECUNDAÇÃO, GESTAÇÃO E PARTO

O ato sexual é o processo pelo qual os espermatozoides são depositados no interior da vagina para que possa ocorrer a fecundação de um óvulo na tuba uterina, ou seja, a união de um espermatozoide com um óvulo para formar uma nova célula chamada de zigoto. Após a fecundação iniciam-se sucessivas divisões mitóticas e ao mesmo tempo o novo organismo se desloca pela tuba uterina até o útero. Este deslocamento dura por volta de 8 dias e liga-se a parede do útero iniciando o período embrionário que dura por 8 semanas. Depois da 8ª semana o ser humano em desenvolvimento é chamado de feto, iniciando assim o período fetal até o nascimento.
Os anexos embrionários são a placenta, amnio e o cordal umbilical, pois estas estruturas auxiliam na nutrição e proteção do feto. Estas estruturas são formadas na fase embrionária.
O período de gestação tem duração de 38 a 40 semanas e durante este ocorrem muitas mudanças no corpo da mulher. Recomenda-se que seja realizado o acompanhamento pré-natal para prevenção e tratamento assegurando a saúde da mãe e do bebê. O médico avalia os riscos e realiza exames periódicos, como a ultrassonografia, para acompanhar o crescimento do feto. Também é possível identificar doenças que podem afetar o bebê e trata-las ainda no útero materno.
Além do pré-natal a mulher deve ter alguns cuidados durante a gestação e dentre eles evitar drogas, evitar cafeína, evitar carnes mal passadas, tomar medicamentos sem consultar o médico, evitar choques mecânicos, evitar esforços físicos excessivos, ingerir alimentos saudáveis.
Ao final da gestação há um conjunto de etapas que auxiliam a saída do bebê, o trabalho de parto. Os estágios do parto normal são: dilatação, expulsão e placentário. Se caso houver alguma complicação durante o parto é necessária uma intervenção cirúrgica chamada cesariana, na qual um corte atravessa várias camadas de tecidos até atingir o útero.
Existem alguns métodos para evitar a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis (DST´s) que são conhecidos como métodos contraceptivos ou anticoncepcionais e, alguns deles são: preservativo, diafragma, dispositivo intrauterino (DIU), pílula anticoncepcional, laqueadura e vasectomia.

Um comentário: