sábado, 28 de julho de 2012

Aula 3 – 5ª Série / 6º Ano

PRODUTORES E CONSUMIDORES

Os organismos dependem de energia (na forma de luz solar ou moléculas de alta energia), água e sais minerais. Toda a energia utilizada pelos organismos vem (ou um dia veio) do sol. No entanto, apenas 5% desta energia é capturada pela fotossíntese das planta.
A fotossíntese é o processo pelo qual as plantas produzem sua própria energia, retirando sais minerais (ou seja, nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio) e água do solo, gás carbônico do ar e absorvendo a energia proveniente da luz solar, produzindo açúcar (glicose) e oxigênio. Estes dois produtos da fotossíntese, o açúcar e o oxigênio, servem para a produção da energia que a planta precisa para crescer, sendo que o excedente de oxigênio é liberado na atmosfera. A fotossíntese só ocorre porque a planta apresenta uma substância denominada clorofila, que capta a luz solar. Já a água e sais minerais são captados pelas raízes.
As plantas são seres vivos produtores de energia e com isso potencializa os processos dos ecossistemas. Então, os organismos produtores são aqueles que, literalmente, produzem seu próprio alimento (exemplo: um pé de feijão). E os organismos consumidores são todos os seres vivos que não produzem seu próprio alimento (exemplo: os herbívoros, carnívoros e onívoros). 
Os herbívoros são animais que se alimentam exclusivamente de plantas. Os carnívoros se alimentam de herbívoros. E os onívoros se alimentam de herbívoros, carnívoros, plantas.
A cadeia alimentar é o conjunto completo das relações alimentares entre espécies num ambiente natural, ou seja, uma rede indicando quais são os consumidores e quais são os consumidos e reúne os produtores, consumidores primários e consumidores secundários.
Exemplo: numa lagoa o capim (produtor) produz energia para seu crescimento, a capivara (consumidor primário) come o capim assimilando parte da energia e um jacaré (consumidor secundário) come a capivara assimilando parte da energia produzida pela planta.

Complementação

Os seres vivos compõem cadeias alimentares, nas quais existe um equilíbrio envolvendo os participantes. Estas cadeias começam com os seres vivos produtores (plantas), que servem de alimento para os seres vivos consumidores (consumidores primários – herbívoros), que por sua vez servem de alimento para outros seres vivos consumidores (consumidores secundários – carnívoros).
Todos os seres vivos respiram, neste processo são usados o oxigênio e a glicose que durante o processo de respiração produz água (em forma de vapor), gás carbônico e energia.
A energia (da luz solar) é necessária para a que ocorra a fotossíntese, sendo que o gás carbônico, a água e os sais minerais são usados para a produção de glicose e oxigênio. Estes por sua vez são utilizados para a produção de energia necessária para o crescimento da planta, o excedente de oxigênio é liberado na atmosfera.
A planta realiza a respiração assim como os animais, e durante ela consome oxigênio e glicose liberando energia e produzindo gás carbônico e água (em forma de vapor) que vão para o ar. A planta, diferentemente dos animais, realiza a fotossíntese na presença da clorofila e energia da luz, onde consome água e nutrientes que obtém do solo assim como o gás carbônico que vem do ar, produz oxigênio que retorna ao ar e glicose que serve para a produção de energia (alimento da planta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário