terça-feira, 16 de abril de 2013

Aula 03 – 7º Ano

CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

A classificação dos seres vivos é importante por vários motivos e podemos destacar: caracterização e identificação dos seres vivos, padronização da nomenclatura utilizando a classificação científica que é única e válida mundialmente, e estabelecimento de relações evolutivas tanto entre os seres vivos existentes como entre eles e os já extintos.
Após observar diversas características dos seres vivos, foi possível organizá-los em cinco reinos: reino das bactérias, reino dos protistas, reino dos fungos, reino dos vegetais e reino dos animais.
Desde Aristóteles (384 – 322 a.C.) até meados do século XX, os cientistas agrupavam os seres vivos em apenas dois grupos: o vegetal e  animal. Utilizam critérios como capacidade de locomoção e forma de nutrição (autótrofos e heterótrofos). No entanto, a partir de 1960 novos estudos estabeleceram outros critérios que permitiram agrupar os seres vivos em cinco reinos:


  • Reino da Bactérias – seres vivos unicelulares e procariontes (exemplo: bactérias e cianobactérias);
  • Reino dos Protistas – seres vivos eucariontes unicelulares e alguns pluricelulares simples (exemplo: Euglena sp., protozoários e algumas algas);
  • Reino dos Fungos – seres vivos unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos (exemplo: cogumelos, leveduras e bolores);
  • Reino dos Vegetais – seres pluricelulares, eucariontes e autótrofos (exemplo: pinheiros, samambaias e musgos);
  • Reino dos Animais – seres vivos pluricelulares, eucariontes e heterótrofos (exemplo: macaco, minhoca, sapo e ser humano).
Os reinos foram divididos em grupos menores: filo, classe, ordem, família, gênero e espécie; sendo que os seres que pertencem ao mesmo grupo apresentam determinadas características e devem ter um ancestral comum.
O sistema de nomenclatura científica foi desenvolvida por Carl von Linné, em 1758, conhecido como Lineu. Esse sistema é conhecido como sistema binominal, que segue algumas regras como: o idioma deve ser o latin, devem aparecer em negrito, itálico ou sublinhado, a primeira palavra do nome deve ter a primeira letra maiúscula e a segunda palavra de ser escrita com letras minúsculas.
Formas como um nome científico pode ser escrito:



Passer domesticus

Passer domesticus

Passer domesticus


Nenhum comentário:

Postar um comentário