terça-feira, 16 de abril de 2013


Aula 2 – 7º Ano
 ORIGEM E EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS


Como surgiu a vida?

Há muito tempo que os cientistas tentam responder como surgiu a vida na Terra desenvolvendo hipóteses e modelos científicos. Os principais estudos foram:
Oparin e Haldane – durante a formação, ao surgirem os oceanos, a atmosfera era constituída de hidrogênio, metano, amônia e vapor de água. Com a grande incidência de tempestades elétricas e raios ultravioletas provocaram reações químicas na atmosfera primitiva formando aminoácidos armazenados nos oceanos. Posteriormente os aminoácidos formaram proteínas. Segundo a hipótese as proteínas foram se agrupando e formaram os coacervados, que eram capazes de absorver substâncias do ambiente.

Em 1953, Stanley Miller e Harold Urey (norte americanos) simularam em laboratório uma atmosfera parecida com a que se acreditava ser a atmosfera primitiva há bilhões de anos. Nesta experiência havia um recipiente de vidro contendo os gases da atmosfera primitiva (hidrogênio, amônia, metano e vapor de água) e representando as tempestades elétricas, Miller e Urey, emitiram descargas elétricas na mistura de gases presentes no recipiente. Havia ainda outro recipiente com liquido em ebulição para produzir o vapor de água e simular as chuvas e o meio líquido primitivo. Após alguns dias verificaram a presença de aminoácidos no recipiente que continha água em ebulição, os quais são essenciais à formação dos seres vivos. Estas informações deram mais apoio a hipótese de Haldane e Oparin.

Na década de 1980, foram desenvolvidos novos estudos e experimentos que geraram uma nova hipótese onde a vida teria se originado de em um mundo de RNA, ou seja, a vida foi formada de moléculas parecidas com às do ácido ribonucleico.
Estudando os seres vivos do passado
O estudo dos fósseis é importantíssimo para descobrir informações sobre espécies de seres vivos que habitaram nosso planeta. Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que foram conservados ao longo do tempo e o ramo que estuda os fósseis é a paleontologia. Os fósseis são formados pelo preenchimento de espaços vazios dos organismos por alguns minerais, substituição das moléculas orgânicas por moléculas de compostos minerais (preservando a forma do organismo), por marcas deixadas no solo, que petrificam ao longo do tempo.
As estruturas de consistência dura dos seres vivos são preservadas em fósseis. Em ambientes marinhos, lagos e pântanos há maior possibilidade de ocorrer fossilização do que em ambientes terrestres, sendo que os fósseis são encontrados em rochas sedimentares.



Evolução dos seres vivos
Teorias da evolução tentam explicar a evolução dos seres vivos. O naturalista Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, conhecido como Lamarck foi um dos primeiros a propor uma teoria sobre a evolução. A Teoria de Lamarck partiu da Geração Espontânea e dizia que organismos vivos primitivos surgiam espontaneamente e que os organismos mais complexos surgiram há mais tempo. Outra proposta de Lamarck foi: os membros que os animais utilizam com maior frequência se desenvolveriam mais que os menos utilizados. Também acreditava que as características adquiridas ao longo da vida eram passadas para outras gerações e essa teoria ficou conhecida como Uso e Desuso e da Herança de Caracteres Adquiridos.




O naturalista inglês Charles Darwin dizia que diferentes espécies descendem de um único ancestral em comum. Segundo Darwin, os recursos do ambiente são limitados levando os indivíduos de uma espécie competir entre si e com os de outras espécies, os indivíduos reproduzem-se gerando descendentes férteis e os indivíduos de uma espécie não são idênticos e sim semelhantes de características variáveis afetando suas chances de sobrevivência e reprodução, são fatores decisivos para o sucesso de determinadas espécies em relação à outra levando em conta os fatores ambientais. Ao longo da evolução das espécies houve um processo de seleção das mais aptas àquele momento e este processo chamado por Darwin de Seleção Natural.






Nenhum comentário:

Postar um comentário