terça-feira, 16 de abril de 2013



Aula 1 – 7º Ano

BIOSFERA

A biosfera é o conjunto de todos os ecossistemas (aquáticos e os terrestres) da Terra e está localizada desde as profundezas dos oceanos até aproximadamente 10 km (quilômetros) acima do nível do mar. Fazem parte da biosfera a hidrosfera, parte da atmosfera (troposfera) e parte da litosfera. Essas regiões podem ser habitadas por seres vivos.
Os ecossistemas aquáticos podem ser de água salgada (marinhos) ou de água doce, possuem características próprias. Os seres vivos que habitam estes ambientes podem ser classificados de acordo com a locomoção em plâncton (locomoção passiva através das marés), nécton (locomovem-se por atividade própria mesmo com correnteza) e bentos (vivem fixos ou rastejando no fundo dos ambientes aquáticos).
 
 
 
 
 
 
Os ecossistemas terrestres também sofrem com a ação de fatores abióticos, por isso encontramos uma grande variedade de ecossistemas terrestres. Os ecossistemas terrestres que apresentam características bióticas e abióticas semelhantes formam os biomas e os mais conhecidos são: tundra, taiga, florestas temperadas, florestas tropicais, campos e desertos. O principal fator que define as fronteiras entre os biomas é clima.

Características dos seres vivos
As principais características dos seres vivos são: apresentar organização celular, possuir um ciclo de vida, ter metabolismo, podem se reproduzir, capazes de responder a estímulos do ambiente. Os animais, vegetais e as bactérias são exemplos de seres vivos (fatores bióticos), enquanto as rochas, o solo e o ar são exemplos de elementos não vivos (fatores abióticos).
A célula é a unidade básica que constitui os seres vivos e podem ser observadas apenas com o auxílio do microscópio. A maioria dos seres vivos (animais e vegetais) é pluricelular, no entanto as bactérias e protozoários são exemplos de seres vivos unicelulares. Nos seres pluricelulares podem ser encontrados diversos tipos de células com funções diferenciadas (neurônios e hemácias), mas possuem uma estrutura básica comum: membrana, citoplasma e núcleo.
Eucarionte e Procarionte
Existem dois tipos de células: as eucariontes e as procariontes. As células eucariontes possuem organelas delimitadas por membrana e núcleo bem definido envolvido por uma membrana chamada carioteca (exemplos: células animais e vegetais). As células procariontes possuem apenas a membrana plasmática, não possuem núcleo definido e o DNA encontra-se no citoplasma (exemplo: bactérias que possuem ainda uma parede celular que auxilia na proteção).

Diferenças entre células animais e vegetais
As células animais e vegetais apresentam características básicas como membrana, citoplasma e núcleo, mas existem algumas diferenças. As células animais possuem vacúolos menores que os das células vegetais e centríolos que auxiliam na divisão celular. As células vegetais possuem plastos (cloroplastos), vacúolos grandes e parede celular.
Níveis de organização dos seres vivos
Célula – unidade básica de organização dos seres vivos;
Tecido – células semelhantes que desempenham função especializada;
Órgão – dois ou mais tecidos que se associam e apresentam função específica;
Sistema – associação entre órgãos, onde cada órgão realiza suas atividades, contribuindo para a função geral (exemplo sistema digestório);
Organismo – conjuntos de todos os sistemas e cada sistema desempenhando sua função
 
Ciclo de vida
O ciclo de vida de um ser vivo é composto pelas várias transformações ocorridas durante a vida deste ser. Varia de poucos dias a centenas de anos e as principais etapas são: nascimento, crescimento, reprodução e morte.
Metabolismo
O metabolismo é o conjunto de processos químicos que transforma moléculas e energia presentes nos nutrientes dos alimentos ingeridos pelos seres vivos. As principais atividades metabólicas que ocorrem em seres vivos são a nutrição e a respiração celular.
A nutrição é o processo de obtenção de nutrientes e pode ser autotrófica ou heterotrófica. A nutrição autotrófica é realizada por seres capazes de produzir seu próprio alimento (autótrofos), como exemplo todas as plantas. A nutrição heterotrófica é realizada por seres que não são capazes de produzir seu próprio alimento (heterótrofos) e necessitam obtê-lo de outros seres vivos.
A respiração celular é um processo pelo qual as células dos seres vivos quebram moléculas de nutrientes com o auxílio do oxigênio (organismos aeróbios) ou sem a utilização de oxigênio (organismos anaeróbios), liberando energia, gás carbônico e água. Esta energia liberada é utilizada para a manutenção da vida, desenvolvimento e reprodução do indivíduo.
Reprodução
A reprodução é o processo que gera indivíduos da mesma espécie. Alguns seres vivos reproduzem-se através da união dos gametas, por exemplo, na espécie humana há união de dois tipos de gametas: o masculino (espermatozoide) e o feminino (o óvulo). Quando não há a união de gametas, um único indivíduo dá origem a outros indivíduos.

3 comentários: