quarta-feira, 14 de maio de 2014


Aula 04 – 7º Ano – Biodiversidade e classificação dos seres vivos

A biodiversidade pode ser entendida como o conjunto de todas as espécies de seres vivos que habitam determinada região, sendo que o número de seres vivos e espécies num determinado ecossistema não são fixos. Conhecer a biodiversidade auxilia na compreensão do mecanismo de evolução dos seres vivos e das tendências gerais de distribuição dos organismos na natureza, mas, além disso, possui valor ecológico, genético, científico, cultural, econômico e recreativo.
O ramo da ciência que descreve e classifica os seres vivos é a taxonomia e é importante para a preservação dos ecossistemas naturais. A classificação dos seres vivos é importante por vários motivos e podemos destacar: caracterização e identificação dos seres vivos, padronização da nomenclatura utilizando a classificação científica que é única e válida mundialmente, e estabelecimento de relações evolutivas tanto entre os seres vivos existentes como entre eles e os já extintos.
A classificação pode ser realizada em reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie; sendo que os seres que pertencem ao mesmo grupo apresentam determinadas características e devem ter um ancestral comum. Portanto, uma espécie é o conjunto de organismos semelhantes capazes de cruzar e gerar descendentes férteis, um gênero pode reunir varias espécies, uma família pode reunir vários gêneros, uma ordem pode reunir várias famílias, uma classe pode reunir várias ordens, um filo pode reunir várias classes e um reino pode reunir vários filos.


Desde Aristóteles (384 – 322 a.C.) até meados do século XX, os cientistas agrupavam os seres vivos em apenas dois grupos: o vegetal e o animal. Utilizam critérios como capacidade de locomoção e forma de nutrição (autótrofos e heterótrofos).
A partir de 1960 novos estudos estabeleceram outros critérios que permitiram agrupar os seres vivos em cinco reinos:
  • Reino Monera ou das Bactérias – seres vivos unicelulares, procariontes, maioria são decompositores e alguns causam doenças ao ser humano (exemplo: bactérias e cianobactérias);
  • Reino Protoctista ou dos Protistas – seres vivos eucariontes unicelulares e alguns pluricelulares simples, heterótrofos e autótrofos (exemplo: Euglena sp., protozoários e algumas algas vermelhas, verdes e pardas);
  • Reino Fungi ou dos Fungos – seres vivos unicelulares ou pluricelulares, eucariontes e heterótrofos (exemplo: cogumelos, leveduras e bolores);
  • Reino Plantae ou dos Vegetais – seres pluricelulares, eucariontes e autótrofos (exemplo: pinheiros, samambaias e musgos);
  • Reino Animalia ou dos Animais – seres vivos pluricelulares, eucariontes e heterótrofos (exemplo: macaco, minhoca, sapo e ser humano).
O sistema de nomenclatura científica foi desenvolvida por Carl von Linné, em 1735, conhecido como Lineu. Esse sistema é conhecido como sistema binominal, que segue algumas regras como: o idioma deve ser o latin, devem aparecer em negrito, itálico ou sublinhado, a primeira palavra do nome deve ter a primeira letra maiúscula e a segunda palavra de ser escrita com letras minúsculas.



REFERÊNCIAS:

  • Barros, Carlos. Ciências / Carlos Barros e Wilson Paulino – 5. Ed. – São Paulo: Ática, 2012;
  • Favalli, Leonel Delvai. Projeto Radix: ciências, 7º ano / Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessôa, Elisangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009;
  • Gewandsznajder, Fernando. Projeto Teláris: Ciências / Fernando Gewandsznajder. 1. Ed. – São Paulo: Ática, 2012. – (Projeto Teláris: Ciências).


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