terça-feira, 13 de maio de 2014

Aula 05 – 8º Ano – Como nascemos

Fecundação, gestação e parto.
O ciclo menstrual é de aproximadamente 28 dias. Durante este período o útero passa por muitas mudanças. Ele é regulado por vários hormônios como a progesterona e o estrogênio (produzidos nos ovários). Este ciclo pode ser dividido em pré-ovulatória (antes da ovulação), pós-ovulatória (após a ovulação) e menstrual. A menstruação são restos de sangue e mucosa uterina que são eliminados através da vagina e dura aproximadamente de 3 a 5 dias. A ovulação ocorre por volta do 14º dia após o início da menstruação e o período fértil fica entre o 10º e 17º dia a contar do inicio da menstruação. Em sua vida fértil a mulher passa por alguns estágios como a menarca (primeira menstruação) e menopausa (após a última menstruação).



O ato sexual é o processo pelo qual os espermatozoides são depositados no interior da vagina para que possa ocorrer a fecundação de um óvulo na tuba uterina, ou seja, a união de um espermatozoide com um óvulo para formar uma nova célula chamada de zigoto. Após a fecundação iniciam-se sucessivas mitoses e ao mesmo tempo o novo organismo (embrião) se desloca pela tuba uterina até o útero durante aproximadamente oito dias e liga-se a parede do útero iniciando o período embrionário durante oito semanas, no qual o embrião é envolvido pelo âmnio (bolsa) que contem o líquido amniótico. Depois da 8ª semana o ser humano em desenvolvimento é chamado de feto, iniciando assim o período fetal até o nascimento.
A placenta auxilia na transferência das substancias essenciais ao feto ou embrião, como oxigênio e nutrientes, através do cordão umbilical. Portanto a placenta, cordão umbilical e âmnio são estruturas anexas que auxiliam na nutrição e proteção do feto ou embrião.


O período de gestação tem duração de 38 a 40 semanas e durante este ocorrem muitas mudanças no corpo da mulher. Recomenda-se que seja realizado o acompanhamento pré-natal para prevenção e tratamento assegurando a saúde da mãe e do bebê. O médico avalia os riscos e realiza exames periódicos, como a ultrassonografia, para acompanhar o crescimento do feto. Também é possível identificar doenças que podem afetar o bebê e trata-las ainda no útero materno.
Além do pré-natal a mulher deve ter alguns cuidados durante a gestação e dentre eles evitar drogas, evitar cafeína, evitar carnes mal passadas, tomar medicamentos sem consultar o médico, evitar choques mecânicos, evitar esforços físicos excessivos, ingerir alimentos saudáveis.
Ao final da gestação há um conjunto de etapas que auxiliam a saída do bebê, o trabalho de parto. Os estágios do parto normal são: dilatação, expulsão e placentário. Se caso houver alguma complicação durante o parto é necessária uma intervenção cirúrgica denominado de parto cesariano, na qual um corte atravessa várias camadas de tecidos até atingir o útero.
               

REFERÊNCIAS
  • Barros, Carlos. Ciências / Carlos Barros e Wilson Paulino. – 5. Ed. – São Paulo: Ática, 2012;

Nenhum comentário:

Postar um comentário