terça-feira, 13 de maio de 2014



Aula 04 – 8º Ano – Sistema Genital

Reprodução Humana
A reprodução é um processo em que novos indivíduos são originados a partir de organismos vivos de mesma espécie garantindo a perpetuação das espécies. Ela pode ser sexuada ou assexuada. Na forma sexuada a reprodução ocorre a partir da união de uma célula sexual masculina (espermatozoide) e uma célula sexual feminina (óvulo), estas células são denominadas gametas. A união dos gametas ocorre a partir do ato sexual. O sistema reprodutor humano auxilia na união dos gametas.
O corpo passa por diversas mudanças preparando-se para o inicio da fase reprodutiva Essas mudanças que ocorrem durante a puberdade são controladas pelos hormônios sexuais e além de tornar o sistema reprodutor apto ainda promove outras mudanças físicas e comportamentais nos meninos e meninas, sendo que estas mudanças podem ocorrer em diferentes idades (média entre 12 e 13 anos).
Os principais hormônios sexuais são a testosterona que é produzida pelos testículos (meninos) e o estrogênio (responsável pelo desenvolvimento das características secundárias femininas) e a progesterona (prepara o útero para receber o embrião) são produzidos pelos ovários (meninas). 

Sistema reprodutor masculino
As principais funções são produzir e nutrir os espermatozoides, transportar os espermatozoides até o sistema reprodutor feminino e produzir o hormônio testosterona.
Os espermatozoides possuem três partes: cabeça (contém o material genético), corpo (possui mitocôndrias para fornecer energia) e cauda (possui o flagelo para movimentação).
O sistema reprodutor masculino é formado pelos testículos, epidídimos, ductos deferentes, glândulas seminais, ductos ejaculatórios, próstata, glândulas bulbouretrais e genitais externos. Os epidídimos são responsáveis pela maturação dos espermatozoides. As vesículas seminais, a próstata e as glândulas bulbouretrais tem a função de secretar algumas substâncias aos espermatozoides. Os genitais externos são constituídos pelo escroto e o pênis. O pênis possui uma pele chamada de prepúcio que recobre a glande (cabeça). Os testículos tem a função de produzir os espermatozoides e a testosterona.
No sistema reprodutor masculino, os espermatozoides são produzidos nos testículos, vão para os epidídimos, passam pelos ductos deferentes, ductos ejaculatórios e saem pela uretra.



Sistema reprodutor feminino

As principais funções são produzir gametas, alguns hormônios e abrigar o novo indivíduo em desenvolvimento durante a gestação. Este gameta é denominado óvulo que é produzido pelo ovário, ou seja, um óvulo a cada 28 dias. O sistema reprodutor feminino é constituído pelos ovários, tubas uterinas, útero, vagina e vulva (pudendo feminino).
A vulva é composta pelos grandes lábios, pequenos lábios e clitóris, a vagina é constituída por tecido muscular em formato de tubo, o útero possui uma camada muscular e o endométrio e tem a função de abrigar o embrião (fenômeno conhecido como nidação), as tubas uterinas são dois órgãos musculares que transportam o óvulo, promovem o encontro dele com o espermatozoide (fecundação) e transporta-o (ou embrião) até o útero, e os ovários que são dois órgãos com função de produzir óvulos e os hormônios estrogênio (características femininas) e progesterona (prepara o útero para receber o embrião).


No sistema reprodutor feminino, os espermatozoides são ejaculados no fundo da vagina, entram no útero através do colo do útero, deslocam-se até as tubas uterinas onde poderá ocorrer a fecundação do óvulo.
               
REFERÊNCIAS
  • ·      Barros, Carlos. Ciências / Carlos Barros e Wilson Paulino. – 5. Ed. – São Paulo: Ática, 2012;

Nenhum comentário:

Postar um comentário