quarta-feira, 14 de maio de 2014

Aula 05 – 7º Ano – Vírus: seres sem organização celular

Os vírus não são incluídos em nenhum dos cinco reinos por terem características diferentes, pois não possuem organização celular, possuindo apenas capsula de proteínas que armazena o material genético. Também não apresentam metabolismo próprio sendo inertes e reproduzem-se somente dentro de células vivas, ou seja, são parasitas intracelulares obrigatórios.
Na reprodução, os vírus fixam-se nas células hospedeiras e injetam seu material genético. No interior o material genético do vírus coordena a produção de cópias deste vírus à custa de materiais constituintes da célula infectada e posteriormente rompem a célula hospedeira para reiniciar seu ciclo.
O organismo humano, por exemplo, está exposto a invasão de microrganismo, mas alguns desses podem ser patogênicos (causadores de doenças). No entanto, ao invadirem o nosso organismo algumas células identificam as proteínas que constituem esses seres e passam a produzir substâncias, que combatem o microrganismo (vírus) invasor, denominadas anticorpos. Todo esse processo é chamado sistema imune. Os anticorpos tem ação específica e atuam apenas no combate do vírus da gripe, por exemplo.
Para evitar algumas doenças são produzidas vacinas que induzem o sistema imune a produzir anticorpos específicos contra determinado microrganismo, sendo que as vacinas são utilizadas na prevenção de certas doenças. Algumas vezes as pessoas necessitam de soros, pois estes já contem anticorpos para combater o elemento estranho ao corpo.
Dentre as viroses humanas podemos citar a AIDS, a DENGUE, a FEBRE AMARELA, a GRIPE, o RESFRIADO, a POLIOMIELITE e o SARAMPO.
A AIDS indica que a pessoa tem deficiência no sistema imune, pois o vírus invade e destrói os linfócitos (tipo de glóbulo branco) deixando o indivíduo indefeso contra alguma doença oportunista como tuberculose e pneumonia, causando a morte. O vírus causador é o HIV e pode ser encontrado no esperma (homem) e nas secreções vaginais e leite (mulher). Pode ser adquirida por meio de relação sexual, transfusão de sangue, utilização de seringas e agulhas contaminadas, pela placenta ao feto e através da amamentação. Para a prevenção, alguns cuidados devem ser tomados como uso de preservativos, cuidados para certificar a procedência e a qualidade do material utilizado na transfusão sanguínea, as mulheres não devem amamentar e evitar uso coletivo de materiais cortantes ou perfurantes.
A DENGUE é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e o indivíduo pode apresentar sintomas como dores musculares e articulares, dores de cabeça, febre, cansaço. A prevenção está no combate aos mosquitos transmissores como evitar água parada que possam servir como locais de postura de ovos, usar telas protetores em portas e janelas e até uso de inseticidas.
A FEBRE AMARELA pode ser transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti e o indivíduo pode apresentar febre alta, calafrios, dores de cabeça e musculares, sede intensa, dor de estômago, náuseas e vomito. Para prevenir utiliza-se a vacinação e o combate ao mosquito transmissor.
A GRIPE e o RESFRIADO são transmitidos por gotículas de saliva ou secreção respiratória eliminadas no ar por meio de tosse, espirro, fala ou ar expirado. Os principais sintomas da gripe são febre, mal-estar, dores de cabeça e no corpo. Os sintomas do resfriado são irritação na garganta, coriza e febre baixa. Para aumentar as defesas e evitar a transmissão da gripe devemos repousar, alimentar-se bem, beber muito liquido e usar lenço ao tossir ou espirrar.
A POLIOMIELITE ou paralisia infantil é transmitida por gotículas de saliva e secreções eliminadas no ar ou por alimentos e objetos contaminados. Os sintomas são febre e mal-estar, mas pode causar paralisia nos membros inferiores. Previne-se a doença com a vacinação.
O SARAMPO tem mesma forma de contagio da gripe e os sintomas são febre alta, tosse e vermelhidão pelo corpo, afetando principalmente crianças. Existe vacina.

REFERÊNCIAS:
  • Barros, Carlos. Ciências / Carlos Barros e Wilson Paulino – 5. Ed. – São Paulo: Ática, 2012;
  • Favalli, Leonel Delvai. Projeto Radix: ciências, 7º ano / Leonel Delvai Favalli, Karina Alessandra Pessôa, Elisangela Andrade Angelo. São Paulo: Scipione, 2009;
  • Gewandsznajder, Fernando. Projeto Teláris: Ciências / Fernando Gewandsznajder. 1. Ed. – São Paulo: Ática, 2012. – (Projeto Teláris: Ciências).


Nenhum comentário:

Postar um comentário