sábado, 10 de novembro de 2012


Aula 11 – 7ª Série / 8º Ano

REVESTIMENTO DO CORPO: A PELE

A pele reflete o estado emocional, físico e saúde de uma pessoa. Pela pele podemos notar manchas, alterações em sua textura, alergia e até o envelhecimento por meio de rugas aparentes. Esta estrutura tem como função a proteção do corpo e participar de diversas atividades, como regulação de temperatura, percepção de estímulos, excreção e síntese de vitamina D. Para desempenhar essas funções, a pele apresenta uma estrutura bem definida e alguns anexos, como pelos, unhas e glândulas.
A estrutura da pele é formada por duas camadas de tecidos: a epiderme e a derme. A epiderme é a camada mais externa da pele e não apresenta vasos sanguíneos e o suprimento de nutrientes e gases respiratórios é proveniente dos vasos presentes na derme. A camada mais interna da epiderme é formada por células com grande capacidade de divisão e melanócitos - células que produzem melanina, substância que da cor e ajuda a proteger a pele contra a ação dos raios ultravioleta do Sol. Estas são empurradas em direção as camadas mais externas da epiderme e há um acúmulo de queratina que causa a morte celular. A queratina deixa a pele mais resistente e impermeável, protegendo contra os atritos físicos e perda de água. A derme é a camada mais interna da pele formada por tecido conjuntivo rico em fibras, principalmente de colágeno. Estas fibras dão força e elasticidade à pele, sustentam a epiderme e une a pele à hipoderme. A derme é rica em vasos sanguíneos, pequenos músculos e terminações nervosas (importantes para o sentido do tato, percepção de temperatura e pressão), é lá que estão inseridas as estruturas anexas da pele. A hipoderme (formada por tecido conjuntivo e células adiposas) não faz parte da pele, mas tem a função de unir a pele a outros órgãos do corpo.
As estruturas anexas são os pelos, as unhas e glândulas sebáceas e sudoríparas, cujas funções estão relacionadas a proteção do corpo.
Os pelos são estruturas finas e alongadas que se desenvolvem na epiderme e tem funções relacionadas a proteção do couro cabeludo (cabelo), dos olhos (cílios), do sistema respiratório (pelos do nariz), atuam como isolante térmico e auxiliam no tato (percepção do toque). Os pelos são constituídos de células mortas bem unidas e ricas em queratina, e possuem duas regiões: a haste e a raiz.
As unhas são constituídas de células mortas, ricas em queratina, e tem a função de proteção. O crescimento ocorre continuamente.
As glândulas secretam substancias importantes na pele e as principais glândulas são as sebáceas e as sudoríparas. As glândulas sebáceas secretam substancia oleosa denominada sebo, que tem a função de lubrificar e auxiliar na impermeabilização da pele e dos pelos. As glândulas sudoríparas secretam o suor (composto por água, uréia, ácido úrico e cloreto de sódio) e auxilia na regulação de temperatura e excreção.
Como doenças mais comuns da pele podemos citar as verrugas e a sarna. As verrugas são elevações da pele causadas por vírus (Papilomavirus) que estimula a divisão celular. Podem ser curadas naturalmente, mas na maioria das vezes necessita de intervenção medicamentosa ou cirúrgica. A sarna é uma doença causada pelo ácaro Sarcoptes scabei, que escava a epiderme para depositar seus ovos provocando saliências e reações alérgicas na superfície da pele. A sarna é comum no cotovelo, joelho, axila, punho, entre os dedos, abdômen, órgãos genitais masculinos e mamilos. A transmissão ocorre com o contato com pessoas ou roupas infectadas. O tratamento é medicamentoso e de higienização constante das roupas e ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário