sábado, 10 de novembro de 2012

Aula 16 – 7ª Série / 8º Ano

SISTEMA ENDÓCRINO

O sistema endócrino e o sistema nervoso constituem o principal mecanismo de coordenação do corpo humano e regulam as atividades metabólicas do nosso organismo.
O sistema endócrino coordena sistemas através de substâncias chamadas hormônios que atuam como mensageiros, e estes são produzidos por glândulas endócrinas e são secretados diretamente na corrente sanguínea. Existem também glândulas exócrinas e mistas. As glândulas exócrinas produzem substâncias secretadas para fora ou para a cavidade do corpo, exemplo amilase salivar no tubo digestório e suor na superfície do corpo. As glândulas mistas realizam as funções de glândulas endócrinas e exócrinas, exemplo é o pâncreas que produz hormônios que são secretados na corrente sanguínea e o suco pancreático que é secretado no intestino delgado.
Alguns exemplos de glândulas endócrinas são: a hipófise, paratireoides, ovários, testículos, pâncreas, tireoide e suprarrenais. A hipófise localiza-se no encéfalo e secreta hormônios como o hormônio do crescimento, prolactina (produção de leite), ocitocina (liberação de leite) e o hormônio antidiurético (retenção e reabsorção de água pelos rins); paratireoides produzem o paratormônio que auxilia no controle dos níveis de cálcio e fosfato no sangue; Ovários são glândulas sexuais femininas e produzem o estrógeno e a progesterona que atuam na maturação dos óvulos, ciclo menstrual, características femininas, mantém a gravidez e preparam as glândulas mamárias para o aleitamento; testículos são glândulas sexuais masculinas que produzem a testosterona um hormônio que atua na maturação dos espermatozoides e características masculinas; pâncreas produz insulina e glucagon que controlam os níveis de glicose no sangue; tireoide produz hormônios tireoidianos que regulam o metabolismo e crescimento do organismo; e as suprarrenais formadas por duas partes o córtex (produz esteroides e cortisol) e a medula (produz a adrenalina e a noradrenalina).
Alguns problemas relacionados ao sistema endócrino. Problemas na hipófise são o gigantismo (crescimento exagerado dos ossos na infância), acromegalia (crescimento exagerado de mãos e pés na fase adulta) e nanismo (crescimento inadequado); Problemas na tireoide são hipertireoidismo (metabolismo acelerado) e hipotireoidismo (metabolismo lento); Problema na paratireoide é a tetania que é a deficiência do hormônio paratormônio e leva a redução dos níveis de cálcio no sangue provocando contrações musculares, espasmos e convulsões; e Problema no pâncreas é o diabetes melito que é a deficiência do hormônio insulina e pode trazer outras complicações como insuficiência renal, hipertensão arterial, problemas circulatórios, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário