sábado, 10 de novembro de 2012

Aula 14 – 7ª Série / 8º Ano

SISTEMA NERVOSO

O funcionamento do corpo humano depende da ação integrada de diversos sistemas do corpo humano e estas são coordenadas por dois sistemas: o Nervoso e o Endócrino.
As principais funções do sistema nervoso são: analisar os estímulos recebidos e agir onde é necessário e responder aos estímulos. Exemplo: quando sentimos o cheiro do churrasco, esta informação é interpretada pelo sistema nervoso, posteriormente as glândulas salivares são estimuladas através de impulsos nervosos vindos dos neurônios aumentando a salivação até que o alimento seja ingerido.
Tecido nervoso é acionado a partir de impulsos nervosos que são pequenas correntes elétricas que foram convertidas pelos órgãos sensoriais que receberam certos estímulos. O tecido nervoso é formado por neuroglias e neurônios. As neuroglias são células que sustentam e protegem os neurônios e estes são células responsáveis pela recepção e transmissão dos impulsos nervosos. Os neurônios possuem três partes distintas: o corpo celular (núcleo e citoplasmas), os dendritos (recebem impulsos nervosos) e o axônio (envia impulsos nervosos a outros neurônios, músculos ou glândulas).
O impulso nervoso se desloca dos dendritos passa pelo corpo celular e vai para o axônio, sendo que a transmissão de impulsos de um neurônio ao outros ocorre por meio das sinapses que ocorrem com o auxílio de substâncias químicas denominadas neurotransmissores. O sistema nervoso humano é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP).
O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinal. Nesse sistema diferentes impulsos são processados, a memória é armazenada e os pensamentos e as emoções são gerados, além disso, origina a maioria dos impulsos que estimulam as contrações musculares e controlam o funcionamento de glândulas.
O ENCÉFALO está localizado na cavidade do crânio e suas funções estão relacionadas a memória, sentimentos, coordenação. É protegido por meninges (membranas de tecido conjuntivo) e pelo liquido cerebroespinal. Podemos identificar regiões distintas como cérebro, cerebelo e tronco encefálico. O cérebro é a maior porção do encéfalo, dividido em córtex cerebral, substância branca, tálamo e hipotálamo. Possui grande quantidade de neurônios que analisam estímulos recebidos, realizam a compreensão e expressão da linguagem, raciocínio, memória e controle de movimentos. O cerebelo é auxilia na coordenação dos músculos voluntários, auxilia a manter o equilíbrio e a postura corporal. O tronco encefálico conecta o encéfalo a medula espinal, sendo constituído de mesencéfalo, ponte e bulbo.
A MEDULA ESPINAL é uma estrutura tubular que passa no interior do canal vertebral, formada de tecido nervoso e desempenha funções como transportar impulsos nervosos do encéfalo para o corpo e vice-versa, analisar e responder estímulos recebidos em forma de reflexos (resposta involuntária a um estímulo).
O sistema nervoso periférico é formado por gânglios e nervos. Conecta o sistema nervoso central aos órgãos e tecidos do corpo e é responsável por transmitir informações dos receptores sensitivos até o SNC e os impulsos nervosos dos SNC até os órgãos e tecidos do corpo. Os nervos podem ser sensitivos (transportam informações do corpo para o SNC), motores (transportam impulsos nervosos do SNC para o corpo) e mistos (transportam tanto impulsos nervosos do SNC como do corpo). Os nervos motores e mistos transmitem informações que controlam movimentos voluntários e involuntários, e por isso o sistema nervoso periférico pode ser dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autônomo.
O sistema nervoso somático transmitem impulsos nervosos aos músculos esqueléticos. O sistema nervoso autônomo é responsável pelos movimentos involuntários e é dividido em parassimpático (estimula a atividade de um órgão) e parassimpático (inibi a atividade de um órgão).
Quando a sistema nervoso humano não funciona corretamente podem ocorrer alguns problemas relacionados com este órgão, como exemplos podem citar a Poliomielite, doença de Alzheimer e doença de Parkinson.
A POLIOMIELITE (paralisia infantil) é uma doença causa por um vírus, portanto infecciosa. O vírus afeta o sistema nervoso provocando a destruição dos neurônios motores, paralisando alguns músculos e essa paralisia pode ser temporária ou permanente. A melhor forma de combater a doença é a prevenção com melhoria no saneamento básico, práticas de boa higiene e vacinação.
A DOENÇA DE ALZHEIMER caracteriza-se pelo envelhecimento acelerado do cérebro, provocando perda ou deficiência de algumas funções. Atinge principalmente pessoas idosas, não tem cura e é progressiva. Os principais sintomas é a perda de memória recente, dificuldade de raciocínio e aprendizagem, desorientação espacial.
A DOENÇA DE PARKINSON é progressiva e afeta os movimentos da pessoa, há uma degeneração de certas células do cérebro que auxiliam na condução dos impulsos pelo corpo. Os principais sintomas são lentidão dos movimentos, tremores, postura inclinada para frente, caminhar arrastando os pés. A doença não tem cura e atinge principalmente pessoas com mais de 50 anos. Tratamento apenas medicamentoso para aliviar os sintomas.


Um comentário: