sábado, 10 de novembro de 2012


Aula 15 – 7ª Série / 8º Ano

OS SENTIDOS

A capacidade de perceber alterações que ocorrem no ambiente e no interior do nosso corpo é devido aos sentidos. Percebemos cheiros, gostos, luz, dor. Essas situações são percebidas pelos órgãos dos sentidos: olhos (visão), nariz (olfato), língua (paladar), orelhas (audição) e a pele (tato). Os estímulos relacionados aos sentidos são percebidos por diferentes órgãos que contém receptores que captam os estímulos e os envia através de impulsos nervosos para serem processados pelo encéfalo.
A VISÃO relaciona-se a percepção de estímulos luminosos e os órgãos da visão são os olhos. Estes órgãos possuem inúmeros receptores sensíveis à luz, que convertem estímulos luminosos em impulsos nervosos e auxiliam na formação da imagem. O olho humano possui algumas estruturas como esclerótica (parte branca do olho), córnea (camada que recobre a íris), íris (parte colorida), pupila (orifício central), humor aquoso (liquido entre a córnea e o cristalino), cristalino (focaliza os raios de luz), humor vítreo (substância gelatinosa que mantem a retina estendida), retina (camada mais interna do olho), coroide (nutre as estruturas do olho) e nervo óptico (envia os estímulos ao encéfalo). Algumas estruturas protegem o olho e as principais são: os supercílios, os cílios, as pálpebras e o aparelho lacrimal. Alguns problemas relacionados a focalização de imagens são: miopia (dificuldade de enxergar objetos distantes), hipermetropia (dificuldade de enxergar objetos próximos), astigmatismo (imagem dos objetos distorcidas de perto ou longe). Outros relacionados aos olhos são: catarata (perda de transparência do cristalino), conjuntivite (inflamação no tecido conjuntivo) e daltonismo (problema genético, relacionado a deficiência em enxergar certas cores).
A AUDIÇÃO é o sentido que nos permite perceber sons e os órgãos responsáveis pela percepção das ondas sonoras são as orelhas. As orelhas do ser humano são divididas em três partes: orelha externa que é formada pelo pavilhão da orelha e tem como principal função coletar ondas sonoras do ambiente; orelha média localizada entre o tímpano e a orelha interna, possui três ossos que articulam entre si (martelo, bigorna e estribo); e a orelha interna que gera impulsos nervosos e participa do equilíbrio do corpo, pois existem células com vários cílios sensíveis ao movimento recobertas por um fluido gelatinoso e pequenos cristais que fornecem informações sobre a posição do corpo (equilíbrio). A orelha interna é formada pelos canais semicirculares, vestíbulo e cóclea. Alguns problemas identificados são a otite e a labirintite. A otite é causada por vírus ou bactérias, causam acumulo de pus, dor, febre, reduz a audição e mal-estar, o tratamento é medicamentoso. A labirintite pode ser causada por diversos fatores e entre eles os problemas psicológicos, diabetes, hipertensão. Os sintomas são tontura, desequilíbrio, zumbido, náuseas, vômitos e mal-estar.
Outros problemas podem ser causados por ruídos intensos e a exposição a estes pode provocar ruptura de tímpano, fadiga, mal-estar, irritação, intolerância e insônia.
O OLFATO permite que sintamos cheiros na atmosfera. O órgão responsável é o nariz, estes contem receptores olfatórios que ao serem estimulados por substâncias químicas geram impulsos nervosos que são levadas ao encéfalo para serem interpretados.
O TATO é percebido através de receptores encontrados na pele. Estes podem ser receptores táteis, térmicos e de dor. Em algumas regiões como dedos, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés possuem maior quantidade de receptores sensitivos. O tato pode estar relacionado ao toque ou pressão contra a pele, percepção de temperatura, dor (mecanismo de proteção do organismo, exemplo: uma lesão em algum músculo).
O PALADAR é o sentido que permite sentir os gostos através de estímulos recebidos de algumas substâncias presentes nos alimentos. O órgão associado ao paladar é a língua que apresenta a parte superior rugosa devido à presença de papilas linguais onde estão os receptores gustatórios. O gosto é sentido quando o alimento é misturado e saliva e as substancias dissolvidas estimulam os receptores gustatórios a emitirem impulsos nervosos. As quatro sensações primárias são: o azedo, o salgado, o amargo e o doce.

Um comentário: