sábado, 10 de novembro de 2012


Aula 9 – 6ª Série / 7º Ano

AVES

As aves apresentam cerca de 9100 espécies, grande variedade de tamanhos, cores, formas e hábitos. Apesar desta variabilidade é considerado o grupo mais uniforme, pois as diferentes espécies possuem muitas características em comum como corpo revestido por penas, bico córneo ou boca sem dentes, membros anteriores modificados em asas, membros posteriores revestidos por escamas (com três ou quatro dedos para empoleirar, andar, nadar ou capturar presas), esqueleto leve com presença de ossos ocos (pneumáticos), presença de sacos aéreos, ausência de bexiga urinária e são ovíparos. Estas características resultam na especialização das aves para o voo. Distribuem-se por todo o planeta, mas a maior diversidade de espécies vive nas regiões tropicais em virtude da disponibilidade de alimentos e clima favorável. A aves, de acordo com estudo dos fósseis, evoluíram a partir de dinossauros bípedes terrestres extintos que capturavam suas presas com os membros anteriores e que já tinham a presença de penas recobrindo seus corpos.
Corpo revestido por penas, exceto pernas, pés e o bico. Pele flexível e seca, presença de glândula uropigial que produz uma substância oleosa que tem a função de lubrificar e impermeabilizar as penas. As penas tem a função de proteger a pele, revestir o corpo, auxiliar no voo, acasalamento (atração), camuflagem e auxiliar na manutenção da temperatura corpórea, já que estes animais são endotérmicos (homeotérmicos) e mantem a temperatura corpórea interna estável próxima a 40°C. As penas são substituídas uma ou duas vezes ao ano através do processo chamado de muda.
A maioria é capaz de voar (utilizando membros anteriores - asas), mas podem andam, saltam ou nadam (utilizando membros posteriores – pés). Os voo trouxe vantagens como habitar diversos ambientes, migrar longas distâncias, procurar diversos tipos de alimentos e fugir de predadores. As modificações que permitiram o voo das aves são: corpo aerodinâmico, membros anteriores modificados em asas, penas, presenças de ossos pneumáticos, presença de sacos aéreos, ausência de bexiga natatória e osso esterno expandido.
A alimentação das aves é bem variada, pois existem espécies herbívoras, carnívoras e onívoras. A captura de alimento é realizada através de seus bicos e pés. O sistema digestório é completo (boca, faringe, esôfago, estômago formado por proventrículo e moela, intestino delgado, intestino grosso, cecos e cloaca) e utilizam órgãos anexos como fígado e pâncreas. O estômago pode ter uma porção dilatada para armazenar o alimento chamada papo.
As aves respiram por pulmões e o sistema respiratório é composto por narinas, laringe, traquéia, siringe (produção de sons), brônquios, pulmões e sacos aéreos. A siringe e os sacos aéreos são exclusivos das aves.
Quanto a reprodução, possuem sexos separados dimorfismo sexual (machos mais coloridos). Os gametas masculinos são produzidos nos testículos e os femininos nos ovários. Todas as aves são ovíparas. O ovo fecundado recebe proteínas que formarão a clara, a casca e suas membranas, sendo que após a postura eles precisam ser aquecidos (chocados) para que o embrião se desenvolva. A coloração da casca ajuda a camufla-los no ambiente, evitando o ataque de predadores. A maioria das aves cuida dos filhotes alimentando-os, e protegendo-os do frio, do calor e de predadores.
As aves foram agrupadas em ordem conforme algumas características em comum. Algumas dessas ordens são: Passeriformes tem asas curtas e arredondadas ou longas e pontudas, a cauda varia de curta a muito longa (pardal, canário, bem-te-vi); Falconiformes tem bico curvo na extremidade (gavião, águia e falcão); Galiformes tem bico curvo e curto e asas curtas e arredondadas, pode realizar apenas voos rápidos (peru, galinha e codorna); Apodiformes tem asas longas e pontudas e realizam voos muito rápidos (beija-flor e andorinhão); Psittaciformes tem bico curto, curvo e forte, as pernas são curtas, cabeça grande e pescoço grosso (papagaio, cacatua e arara); Rheiformes tem grande porte, asas redizidas, não voam, possui três dedos em cada pé, não apresenta cauda, vivem em bandos e corre com agilidade (ema e avestruz); Columbiformes tem pescoço médio, cabeça e pés pequenos (pomba e rolinha); Anseriformes são aquáticos ou semi-aquáticos, tem narinas perfuradas e dedos parcialmente unidos (pato, ganso e cisne).

Nenhum comentário:

Postar um comentário