sábado, 10 de novembro de 2012


Aula 13 – 7ª Série / 8º Ano

MÚSCULOS

Os músculos são estruturas formadas por células especializadas que contraem e relaxam produzindo o movimento do corpo em resposta a estímulos nervosos. Este tecido tem algumas características como a capacidade de receber e responder a estímulos nervosos, diminuir seu comprimento durante a contração tornando-se mais espesso, aumentar seu comprimento durante o relaxamento muscular e retornar ao sua forma original depois da contração e relaxamento muscular. Auxiliam no deslocamento de substâncias e produz calor que auxilia na manutenção da temperatura corpórea.
Existem três tipos de tecidos musculares: os músculos esqueléticos encontram-se unidos aos ossos por uma estrutura fibrosa chamada tendão e tem como função a realização do movimento voluntário, que ocorre pela ação conjunta de ossos, músculos e articulações; o tecido muscular cardíaco presente no coração tem a função de impulsionar o sangue; e o tecido muscular liso está presente em outros órgãos e realizam movimentos involuntários.
Os músculos podem apresentar problemas que comprometem até o funcionamento adequado de alguns órgãos. Como exemplos temos, a tendinite e a distrofia muscular.
A TENDINITE é uma inflamação no tendão ocasionando dores, inchaço e rigidez no tendão. É comum nas regiões do cotovelo, ombros, punhos, joelhos, tornozelos e pés, sendo que as causas estão relacionadas a má postura ou movimentação inadequadas de um membro do corpo por longo período. Durante o tratamento pode-se utilizar talas para imobilizar o tendão e tratamento com remédios prescritos por um médico para controlar os processos inflamatórios.
As DISTROFIAS MUSCULARES provocam a degeneração das fibras musculares, causando diminuição do tamanho, força e resistência dos músculos. É uma doença hereditária e a mais grave é a Distrofia Muscular de Duchenne e em estágios mais graves pode comprometer os músculo cardíaco e os que auxiliam na respiração.
As atividades físicas moderadas ajudam a manter a saúde do nosso corpo e estas podem ser: anaeróbicas, que tem como objetivo o aumento da massa muscular; e aeróbicas, que propiciam o aumento da resistência muscular. As atividades físicas contribuem para uma maior resistência física, aumentar a capacidade respiratória, aumentar a eficiência do coração, melhorar a frequência cardíaca e pressão arterial, e melhora o funcionamento do sistema digestório.
Antes das atividades físicas devemos fazer aquecimento para evitar lesões e realizar alongamentos antes e após as atividades físicas. Antes e depois das atividades físicas devemos tomar alguns cuidados como utilizar roupas leves, calçados confortáveis, dieta equilibrada, ingestão de água, orientação e acompanhamento de um profissional da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário