sábado, 10 de novembro de 2012


Aula 8 – 6ª Série / 7º Ano

RÉPTEIS

Os répteis, provavelmente, evoluíram de um grupo de anfíbios há 300 milhões de anos. Existem 7000 espécies e podemos citar as cobras, os lagartos, os jacarés e as tartarugas. Os répteis podem rastejar, nadar, correr, cavar, subir em árvores ou até planar. São adaptados à vida terrestre, apesar de alguns viverem na água, não dependem dela para reproduzirem. A maioria dos répteis apresentam adaptações como respiração pulmonar, pele revestida por escamas, garras nas extremidades dos dedos, fecundação interna, produção de urina concentrada (evita perda de água) e ovos com casca dura e porosa preenchidos com liquido que protege e nutre o embrião.
A pele destes animais não apresenta glândulas e é áspera, mas pode ser revestida por dois tipos de escamas: as placas córneas e as placas ósseas. A ecdise, também presente nestes animais, promove a troca das escamas permitindo que eles cresçam. A maioria das serpentes troca a pele inteira e a maioria dos lagartos elimina a pele em partes, estes dois grupos possuem escamas do tipo placas córneas. Já a maioria das tartarugas, cágados e jabutis possuem placas ósseas revestidas por placas córneas e não podem se separar do resto do corpo.
Os répteis são ectotérmicos (pecilotérmicos), ou seja, o ambiente influencia na regulação da temperatura e é por isso que a maioria vive em regiões quentes. Apresentam estratégia para regular a temperatura interna do corpo como controlar o tempo de exposição ao sol (energia térmica).
Os répteis são classificados em quelônios, crocodilianos e escamados. Os QUELÔNIOS são as tartarugas (membros modificados em nadadeiras), os jabutis (dedos curtos e sem membrana) e os cágados (carapaça oval e membrana entre os dedos). Estes animais apresentam casco com carapaça (parte superior) e plastrão (parte inferior) ligados lateralmente, não possuem dentes, mas um bico córneo que auxilia na alimentação. Os CROCODILIANOS são os jacarés e crocodilos e apresentam cabeça alongada, cauda comprida, quatro pernas curtas, membrana entre os dedos, vivem na água ou próximo e possuem pele revestida por placas ósseas e placas córneas. Os ESCAMADOS são as serpentes, as cobras, os lagartos, as lagartixas e os camaleões. Maior grupo de répteis, a principal característica é ter o corpo revestido por escamas ou placas córneas, são divididos em lacertílios e ofídios. Os lacertílios (lagartos, lagartixas e camaleões) apresentam corpo alongado e quatro membros, tamanho varia de 3 centímetros a 3 metros de comprimento. Os ofídios (serpentes) apresentam corpo alongado, não apresentam membros, maioria terrestre e rastejam durante a locomoção.
A maioria é carnívora e algumas espécies de jabutis, tartarugas e poucos lagartos são herbívoras. A captura pode ser por meio de mandíbulas e dos dentes, por compressão das presas (cobras) ou injetam veneno para matar suas presas. O sistema digestório é completo (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso ou reto, cloaca e ânus).
A respiração é por meio dos pulmões que possuem diversas câmaras que contribuem para melhor absorção de oxigênio.
Possuem sexos separados com fecundação interna. Os machos apresentam órgãos copuladores. A maioria é ovípara (ovos desenvolvem fora do corpo da fêmea), mas algumas espécies são ovovivíparas (embrião se desenvolve em ovos dentro do corpo da fêmea). A maioria dos ovos possui casca resistente e porosa, exceto as espécies ovovivíparas que possuem ovos envoltos por uma membrana. Os ovos possuem água e nutrientes em seu interior garantindo o desenvolvimento do embrião. Os filhotes são semelhantes aos adultos e não passam por metamorfose e na maioria das vezes são independentes dos pais, mas algumas espécies cuidam dos filhotes. Nas espécies ovíparas, os ovos são depositados debaixo de rochas, no interior de troncos, entre restos vegetais ou são enterrados no solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário