sábado, 10 de novembro de 2012

Aula 12 – 7ª Série / 8º Ano

OSSOS E ARTICULAÇÕES

Os ossos são órgãos rígidos formados por vários tecidos (tecido ósseo, cartilaginoso, sanguíneo, adiposo e nervoso) e a rigidez está relacionada ao tecido ósseo. As principais funções são sustentação, proteção, produção de células sanguíneas, movimentação e reservas de minerais. O corpo humano possui aproximadamente 206 ossos com diversas formas e tamanhos. O formato dos ossos está ligado a localização e função que ele exerce e são classificados em longos (fêmur), curtos (ossos do carpo), planos (esterno) e irregulares (vértebras).
Os ossos apresentam estrutura externa bem definida e dividida em diáfise (entre as epífises) e epífise (extremidades dos ossos). Apresentam grande quantidade de vasos sanguíneos. A estrutura interna dos ossos é composta por medula óssea (dois tipos: a vermelha com função de produzir células sanguíneas e a amarela uma importante fonte de energia), matriz óssea (constituída por fibras de proteína e sais minerais), periósteo (membrana que reveste o osso participando da nutrição e crescimento) e osteócitos (são as principais células do tecido ósseo).
As fibras dão resistência e elasticidade aos ossos e são formadas por colágeno. Os sais minerais, principalmente cálcio e fosfato, servindo como reserva de minerais e tornando o osso rígido.
O crescimento, a regeneração e a manutenção do tecido ósseo ocorre através de um processo chamado de ossificação. A formação do osso pode ocorrer a partir de um molde de tecido cartilaginoso ou conjuntivo, que vai sendo substituído gradualmente.
O esqueleto humano pode ser dividido em esqueleto axial e esqueleto apendicular. O esqueleto axial é composto por cerca de 80 ossos, que formam a cabeça (ossos faciais e cranianos), caixa torácica (costelas e esterno) e coluna vertebral (vértebras). O esqueleto apendicular é formado pelos ossos dos membros superiores e inferiores e pelos ossos que unem os membros ao esqueleto axial. Alguns problemas relacionados aos ossos do esqueleto humano são as fraturas ósseas (quebra de um osso) e osteoporose (diminuição da massa óssea).
As regiões entre os ossos ou cartilagens e os ossos sãos chamadas de articulações que permitem realizar os movimentos. Estas articulações podem ser móveis, semimóveis ou imóveis de acordo com a amplitude de movimentação.
As articulações móveis (joelho e cotovelo) são capazes de realizar grande variedade de movimentos. Uma característica é apresentar um espaço entre os osso que a compõem onde é secretado o líquido sinovial que lubrifica a articulação durante o movimento.  Podem ser classificadas como: articulação em gínglimo (semelhante a dobradiça – cotovelo), articulação esferoide (permite movimento em qualquer direção – quadril e fêmur) e articulação plana (deslizamento dos ossos – pés).
As articulações semimóveis permitem a realização de pequenos movimentos e um exemplo é a articulação entre as vértebras. As articulações imóveis não permitem a realização de movimentos e um exemplo é a articulação existente entre os ossos do crânio.
Alguns problemas nas articulações podem provocar desconforto e prejudicar a mobilidade do corpo. Podemos destacar entre outros problemas a artrite que pode ser classificada em: artrose (caracterizada pelo desgaste da cartilagem da articulação), artrite reumatoide (inflamação que ocorre no revestimento de algumas articulações) e artrite gotosa (presença de cristais de ácido úrico nas articulações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário